//

31 de Janeiro – Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural

1 min de leitura

No dia 31 de Janeiro, é celebrado o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). A partir da Lei nº 13.544 de 19/12/2017, a data foi oficializada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2017, com o objetivo de atrair a atenção da sociedade para o reconhecimento desse instrumento de proteção ambiental em áreas de propriedade privada.

Após decreto aprovado em 1990, as RPPNs de espalharam por todo o Brasil e alcançaram todos os estados e biomas brasileiros. De acordo com o Cadastro Nacional de Unidade de Conservação (CNUC), hoje o país contabiliza 888 RPPNs, ou seja, 40,35% das Unidade de Conservação Brasileiras se enquadram na modalidade de gestão privada. Esse número expressivo é resultado do constante trabalho de conscientização da sociedade civil brasileira, em relação às temáticas de conservação e sustentabilidade.

Em Mato Grosso do Sul, foram contabilizadas 37 RPPNs, que atuam na preservação do Pantanal e Cerrado. Atualmente, a Ecoa tem atuado no incentivo e empoderamento da sociedade civil em ações de conservação por meio do projeto ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis), que tem apoio da União Europeia.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog