/////

Áreas protegidas e tecnologias de impacto ambiental: Membros da Zicosur reúnem-se em Tucumán, Argentina

4 minutos de leitura

Entre os dias 7 e 8 de novembro acontecem o I Encontro de Tecnologias de Impacto Ambiental e o IV Encontro de Áreas Protegidas em Tucumán, Argentina, no qual o diretor presidente da Ecoa, André Luiz Siqueira, será um dos palestrantes. Os encontros são promovidos pela Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (ZICOSUR).

Um dos temas a serem tratados é a proposta de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) no Pantanal, que segue com acompanhamento direto da Ecoa. Esta é uma demanda de 11 anos da comunidade tradicional da Barra do São Lourenço, localizada na região da Serra do Amolar – área de fronteira entre os estados de MS, MT e o país vizinho, a Bolívia.

A apresentação soma-se ao objetivo dos encontros que consiste na promoção de iniciativas, experiências e inovações para a conservação da biodiversidade, gestão de áreas protegidas, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, principalmente, na escala dos estados subnacionais que compõem a ZICOSUR:

– A ZICOSUR é conduzida por 46 governos regionais do Chile, província da Argentina, todos os departamentos da Bolívia, exceto La Paz, assim como Estados do Brasil (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina), todos os departamentos da República do Paraguai e os departamentos do sul do Peru.

– Os estados subnacionais, em aliança com as empresas privadas dessas regiões, têm trabalhado ativamente desde 1997.

– Nos últimos anos e como resultado do financiamento do Programa da União Europeia, a sociedade civil foi incorporada em diferentes atividades ligadas a questões sociais e ambientais da região. Desta forma, organizações internacionais como a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), da qual a Ecoa é também membro desde 2008, e nacionais ou regionais (ONGs, Fundações) têm participado em diferentes iniciativas cujo escopo geográfico é a ZICOSUR.

Os temas tratados, especificamente, durante o IV Encontro de Áreas Protegidas serão compartilhados no III Encontro Latino-americano de Áreas Protegidas, que acontecerá em Lima, Peru, entre os dias 17 e 20 de março de 2019.

*O Projeto ECCOS: Ecorregiões, Conectadas, Conservadas e Sustentáveis (ECCOS) é um dos 5 projetos apoiados pela União Europeia no âmbito do Programa Conservación, uso sostenible y buen gobierno de la biodiversidad en cuatro biomas vulnerables en el centro de América del Sur: Bosque Chiquitano, Chaco, Cerrado y Pantanal, que se deu por meio da Comissão de Meio Ambiente da ZICOSUR.

Confira aqui mais informações e a programação do evento.

Foto de Capa: Estados membros dos países que integram a ZICOSUR

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog