/

Áreas Úmidas (AUs) Brasileiras: Avanços e Conquistas Recentes

2 minutos de leitura

Em 1993, o Brasil assinou a Convenção de RAMSAR (promulgada pelo Decreto nº 1.905, de 16 de maio de 1996), que pressupõe uma política nacional para a gestão inteligente (wise management) e proteção das AUS e sua biodiversidade.

A Convenção de RAMSAR definiu a serem efetivados em cada um dos países signatários para a conservação de AUs de importância internacional:

1. Apresentar uma definição de AUs;
2. Elaborar uma classificação de AUs;
3. Avaliar as condições das AUs;
4. Implementar o uso sábio das AUs;
5. Implemenar políticas nacionais para a proteção das AUs;
6. Manejar as AUs e monitorar as suas características.

Apesar da necessidade de cumprir essas tarefas, durante mais de uma década o Brasil deixou suas AUs sem a devida atenção. Porém, durnate a discussão sobre o Novo Código Florestal os problemas com a definição, o delineamento e a classificação das AUs brasileiras surgiram, apontando essa imensa lacuna.

Faça o download completo do boletim aqui.

Artigo escrito por Wolfgang Johannes Junk¹ e Maria Tereza Fernandez Piedade²

1) Coordenador científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT-INAU) Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT

2) Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Grupo MAUA – Ecologia, monitoramento e uso sustentável de áreas úmidas, Manaus, AM

Sobre a ABLimno – O Boletim da Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno) é uma publicação eletrônica periódica e interativa. O Boletim visa ser um meio de divulgação científica na área de Limnologia e de comunicação entre pesquisadores, alunos do meio acadêmico e sociedade como um todo. O ponto central da proposta do Boletim é contribuir nas discussões de temas relevantes para a Limnologia brasileira, além de servir como um veículo de comunicação entre a ABLimno e seus sócios.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog