/

Capacidade de energia renovável supera o carvão

6 minutos de leitura

Por Andrew Walker
BBC News

 

A Agência Internacional de Energia diz que a capacidade do mundo para gerar eletricidade a partir de fontes renováveis ​​já ultrapassou o carvão.
A AIE diz em um novo relatório que no ano passado, as energias renováveis ​​representaram mais de metade do aumento da capacidade de energia.
O relatório diz que meio milhão de painéis solares foram instalados todos os dias no ano passado em todo o mundo.
Na China, ele diz, havia duas turbinas de vento criados a cada hora.
Fontes de energia renováveis, como a eólica, solar e hídrica são vistos como um elemento-chave nos esforços internacionais de combate às alterações climáticas.
Nesta fase, é a capacidade de gerar energia que superou o carvão, em vez do volume de energia efetivamente produzida.
As energias renováveis ​​são intermitentes – que dependem do sol brilhando ou o vento soprando, por exemplo, ao contrário do carvão, que pode gerar eletricidade 24 horas por dia durante todo o ano.
Assim, as tecnologias renováveis, inevitavelmente, geram muito menos do que sua capacidade.
Mesmo assim, é surpreendente o desenvolvimento.

O Diretor Executivo da AIE Fatih Birol disse: “Estamos testemunhando uma transformação dos mercados de energia globais liderados por energias renováveis“.

A expansão da capacidade renovável reflete a redução de custos para a energia eólica  e painéis solares que o relatório descreve como impressionante; reduções que teriam sido “impensável há apenas cinco anos”.

A AIE espera que a tendência de queda de custos para continuar.

Essas duas tecnologias são susceptíveis de responsáveis ​​por três quartos do crescimento futuro em energias renováveis.
Hydropower continuará crescendo, diz o relatório, mas é provável que o façam de forma mais lenta do que antes.
Custos decrescentes são também uma razão a agência aumentou sua previsão de capacidade renovável no futuro.

Outro fator mencionado pelo relatório são as políticas governamentais que oferecem incentivos financeiros para a utilização de fontes de energia renováveis.Os Estados Unidos, por exemplo, ampliou créditos tributários. O relatório diz que mudanças políticas na China, Índia e México também têm sido importantes forças por trás do aumento da previsão para o crescimento do setor.

A AIE diz que o centro de gravidade para o crescimento renovável está se movendo para mercados emergentes.

China, diz o relatório, “continua a ser o líder global incontestável da expansão de energia renovável, o que representa perto de 40% do crescimento”. Embora este relatório não apontam para um papel muito maior para as energias renováveis ​​do que parecia provável muito recentemente, ele ainda acha que há uma necessidade de mais. Sr. Birol disse: “até mesmo estas expectativas mais elevadas continuam modestos em comparação com o enorme potencial inexplorado das energias renováveis”.
E em outras áreas do uso de energia, além de eletricidade, energias renováveis ​​fizeram incursões menos impressionantes. No transporte e aquecimento “progresso na penetração das energias renováveis ​​continua a ser lento”, diz o relatório.
Ele também diz que há uma necessidade de mais ação sobre a mudança climática. Energias renováveis ​​- para a eletricidade e outros usos – é um grupo-chave de tecnologias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono.
As energias renováveis ​​estão fornecendo energia que de outra forma seria provavelmente vieram da queima de combustíveis fósseis, como o carvão eno petróleo, que produzem gases de efeito estufa como um produto residual.
A AIE diz que as metas internacionais para limitar as alterações climáticas vai “exigir taxas de descarbonização mais fortes o que significa a substituição de combustíveis fósseis e a penetração acelerada das energias renováveis ​​em todos os três setores: energia, transportes e calor”.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog