//

CEPAL lança publicação sobre eficiência energética na América Latina e Caribe

3 minutos de leitura

 

Nações Unidas

Panamá – A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) apresentou na terça-feira (06/09) no Panamá a publicação “Monitorando a Eficiência Energética na América Latina”, o primeiro relatório dedicado a indicadores de eficiência energética dos países da região.

O documento resume o trabalho feito no Programa Regional BIEE (Base de Indicadores de Eficiência Energética), que conta com a contribuição da Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e com o apoio técnico da Agência Francesa para a Energia e o Ambiente (ABEME).

O documento analisa a evolução recente do desempenho da eficiência energética em 13 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai.

O relatório examina as tendências do consumo primário e final de energia, assim como as intensidades energéticas e outras variáveis calculadas não apenas em níveis agregados, mas também em níveis setoriais. Dessa forma, processa e apresenta informação dos setores residencial, industrial, energético, transporte, serviços e agropecuário dos países latino-americanos.

A publicação foi divulgada durante a Primeira Semana da Energia Sustentável para Todos na América Latina e no Caribe, que ocorre até sexta-feira (9) na Cidade do Panamá. O evento é organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que é coordenador para América Latina e o Caribe da iniciativa Energia Sustentável para Todos das Nações Unidas, em conjunto com CEPAL, Organização Latino-Americana de Energia (OLADE) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O Programa Regional BIEE, lançado pela CEPAL em 2011, tem como objetivo construir uma base de indicadores nacionais de eficiência energética — até agora inexistentes — que permita dar seguimento às políticas na área. Atualmente, participam da iniciativa 19 países da região.

Leia aqui o relatório completo (em espanhol).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog