Registro histórico da fundação do Ceppec (Foto via Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer de Nioaque)

Ceppec – Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado

O Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado (Ceppec) foi inaugurado no assentamento Andalucia, localizado no município de Nioaque, em Mato Grosso do Sul, em dezembro de 2003, com a finalidade de capacitar, pesquisar e tornar-se um centro de referência para os trabalhadores rurais do Cerrado / Pantanal. Além disso, um elo entre os pequenos projetos e grupos rurais. A troca de experiência deve estimular as atividades em outros assentamentos.

O Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado conta com um fundo gerado pela comercialização dos produtos e, para sua manutenção, 30% de toda a renda gerada deve ser reinvestida. O fundo é necessário para revitalização e compra de materiais de produção e permanentes como freezer e outros de infra-estrutura.

Construção do Ceppec (Foto: Alisson Ishy)

Rosane Bastos foi, por anos, a coordenadora do projeto no assentamento Andalucia, e explica que o Ceppec é uma forma de condensar todas as atividades do assentamento em uma organização. “Determinando uma nova dinâmica para as famílias que, a partir de agora, serão gestoras do Centro. É um salto grande esta fase de consolidação, as famílias deixam de participar de um projeto para o gerenciamento de uma entidade”.

Registro histórico da fundação do Ceppec (Foto via Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer de Nioaque)

O Centro também foi criado com a proposta de favorecer o Andalucia na captação de recursos para a execução de novos projetos. Nesta fase, a Ecoa passa a desenvolver um papel de parceira do Ceppec, instituição criada pelo projeto da entidade, oferecendo apoio técnico e consultoria para as famílias darem sequência aos trabalhos no assentamento.

Paralelo ao Ceppec, será organizada a criação de uma cooperativa. Pois, o Centro é uma organização não-governamental sem fins lucrativos. Com a proposta de geração de renda para as famílias assentadas a cooperativa resolverá os problemas burocráticos referentes a comercialização.

Diretoria Ceppec, eleita em 2019:

Presidente: Rosana Claudina da Costa Sampaio
Vice-presidente: Maria do Carmo Pereira
Secretario: Altair de Souza
Tesoureiro: José Francisco Domingues
Conselho fiscal:
Adonias de brito Alves
Marinalva Vitorino de Brito

Confira algumas imagens do Centro:

Confira algumas publicações sobre o Ceppec:

Primeiras experiências para geração de renda com o Baru (cumbaru) do Cerrado

Com raízes na Ecoa, Centro de Produção do Cerrado expande extrativismo sustentável

Conservando e gerando renda com o baru – uma riqueza do Cerrado

Ceppec conquista terceira colocação na Maratona de Negócios Sociais

4 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.