//

Cheia no rio Aquidauana já causou remoção de mais de 130 famílias ribeirinhas em MS

4 minutos de leitura

A cheia que atinge o Rio Aquidauana já desabrigou mais de 120 famílias ribeirinhas em Mato Grosso do Sul. O nível da água não para de subir e cerca de 45 famílias já estão desabrigadas somente em Aquidauana, segundo a Defesa Civil do município. A altura normal do rio é em torno de 2,80 mts, porém na manhã desta sexta-feira (04), já marcava 9,48 mts.

Existem duas pontes que ligam Aquidauana a Anastácio. Na chamada ‘ponte nova’, o rio Aquidauana já passou por cima e o trânsito está parcialmente interditado, podendo transitar apenas caminhões. Já na ‘ponte velha’ falta menos de um metro para a água atingir a ponto e a travessia já está complicada.

Nas últimas 24 hrs, foram retiradas 26 famílias de locais de risco e levadas para o ginásio Poli Esportivo de Aquidauana. Cerca de 100 pessoas, entre o Corpo de Bombeiros, Exército Militar e a Prefeitura estão trabalhando na retirada das famílias.

A Prefeitura de Aquidauana deve decretar estado de emergência ainda hoje, devido às notificações preliminares de desastre, feitas pela Defesa Civil. Durante a tarde serão levantados dados relacionados aos danos causados pelas chuvas.

O Prefeito de Aquidauana, ainda deve assinar hoje o contrato para construção de 53 casas destinadas as famílias ribeirinhas. O recurso para as casas foi conquistado após as enchentes de 2010.

cheia-aquidauanaAnastácio

Em Anastácio, a Defesa Civil já removeu cerca de 20 famílias e mais 10 deixaram as casas por conta própria. O município já decretou estado de emergência.

A Defesa Civil alerta para as pessoas que moram em locais de risco que deixem as casas antes do nível do rio chegar até o local, e ocasionar grandes perdas. Em Anastácio, algumas famílias se recusaram a sair de suas casas e precisaram ser retiradas às presas durante a madrugada, quando o rio sobe mais rápido.

Dois Irmãos do Buriti

No município de Dois Irmãos do Buriti, cerca de 60 famílias ribeirinhas já foram retiradas de suas casas e estão abrigadas na Escola Municipal Nero Menezes de Ávila, na Igreja Católica e algumas em casa de parentes.

As aulas escolares foram suspensas, devido a dificuldade no transporte e a infraestrutura da escola sendo usada de abrigo. Nesta sexta-feira (04), às 7h30, o nível do rio Aquidauana registrou 8,30 m de altura.

A Prefeitura Municipal está responsável pela logística das famílias desabrigas, sendo que hoje 50 pessoas deverão almoçar na Escola Municipal.

O Corpo de Bombeiros de Aquidauana e a Defesa Civil estão ajudando na retirada das famílias e ressalta que os moradores das áreas de risco devem deixar o local antes de serem atingidas.

Fonte: Midiamax

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog