Desenvolvimento Integral de Comunidades

Baseado na importância da organização comunitária para conquistar direitos e políticas públicas básicas, a Ecoa atua desde a sua fundação em comunidades da região do Pantanal aplicando a tecnologia social Desenvolvimento Integral de Comunidades do Pantanal (DICOM).

A ferramenta desenvolvida pela Ecoa busca em sua fase inicial organizar associações locais, capacitando os moradores e fortalecendo sua identidade com o território ao promover a valorização de seus ambientes naturais.

Sua criação decorre da necessidade de sanar o descaso do poder público com os ribeirinhos do Pantanal Sul que sofrem com a falta de políticas públicas efetivas desde as áreas mais básicas como saúde e educação e que agravam suas condições de vulnerabilidade.

Em 2013 a metodologia foi contemplada com o Prêmio Finep de Inovação na categoria ‘Tecnologia Social’ que recebeu mais de 550 inscrições em todo o país.

Ferramenta de democracia

O primeiro passo para entender as complexas necessidades de cada região é a realização de um diagnóstico que conta com o envolvimento das comunidades e pesquisadores de diferentes áreas.
Na sequencia são criadas as associações de moradores, processo importante por iniciar a construção de lideranças democráticas com base nos interesses comunitários.

Com o diagnóstico elaborado e a associação formada inicia-se o processo de atração dos agentes públicos para que o Estado passe a ter presença em áreas essenciais como saúde, energia elétrica e comunicação.

Quando essa etapa amadurece são buscados recursos para o desenvolvimento de projetos – em fontes públicas e privadas – para as áreas identificadas como prioritárias pelas comunidades, pesquisadores e técnicos da Ecoa. O foco principal é relacionado à melhoria da renda familiar.

Comunidades atendidas:

Paraguai Mirim

Barra do rio São Lourenço

Porto da Manga

Maria Coelho

Barra do São Lourenço

Porto Amolar

Miranda

Assentamento Bandeirantes

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.