/////////

Dentre os cenários positivos da cena ambiental, Oásis

3 minutos de leitura
2

Assentamento Andalucia, Nioaque, MS – Julho, 2018*

Você já percebeu a variedade de flores existentes na natureza e quantos frutos elas podem fornecer? E já se perguntou o que dá vida a elas?

A partir dessas perguntas, a coordenadora do Programa Oásis, Iasmim Amiden, iniciou a apresentação do que vem a ser um cenário positivo na cena ambiental. Isto em meio ao desaparecimento em massa de polinizadores, que refletem em danos econômicos, ambientais e sociais.

Durante o encontro realizado no Centro de Capacitação, Produção e Pesquisa do Cerrado (Ceppec), no Assentamento Andalucia, em Nioaque/MS, os questionamentos fizeram a ponte entre a proteção desses animais e a prática do extrativismo sustentável. Por exemplo, para alguns frutos com os quais trabalham os grupos rurais extrativistas do Cerrado e Pantanal, foram identificados seus principais polinizadores.

frutos-polinizadores

A interlocução permitiu o entendimento de que regiões ainda livres de ameaças como queimadas, desmatamento e uso de pesticidas, podem ser um oásis para a proteção das espécies e seus serviços ecossistêmicos. E o Pantanal pode ser uma delas.

iasmim-falaO programa desenvolvido pela Ecoa promove por meio de pesquisa científica, campanhas e medidas junto as famílias locais – incluindo a produção de mel, de forma sustentável, como alternativa geradora de renda –, a salvaguarda da região para a conservação das espécies. Sobre esta última, discorreu o especialista em apicultura Ademir Almeida, criando o elo entre a atividade e a proteção de abelhas e outros polinizadores.

 

Por fim, um material convidativo a Oásis, também entregue durante o encontro…

0001 0002

Clique aqui para fazer o download do material

*As atividades foram realizadas por meio do Projeto Corredor Miranda-Bodoquena – Preenchendo lacunas socioambientais, apoiado pelo CEPF/IEB e ECCOSConectando Paisajes en el Bosque Seco Chiquitano, el Cerrado y el Pantanal de Bolívia y Brasil para la Sostenibilidad del Desarrollo Productivo, la Conservación de sus valores ambientales y la Adaptación al Cambio Climático, com apoio da União Europeia.

2 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog