////

Descrição do comércio de iscas vivas no Pantanal

3 minutos de leitura

iscas-vivas-coletaA comercialização de iscas vivas é uma importante atividade econômica e social na região do Pantanal. Neste estudo, foi realizada uma análise do comércio de iscas vivas a partir das Guias de Controle de Pescado (GCP), emitidas pelo Sistema de Controle da Pesca de Mato Grosso do Sul (SCPESCA/MS) em 2007. Trata-se do comércio no atacado, realizado por intermediários entre municípios e entre Estados.

As informações sobre o comércio de iscas vivas contidas nas GCP, foram  transferidas para a “Ficha de Registro de Transporte/Comércio de Iscas”, depois foram digitados em um programa de estatística, impressos, corrigidos e consolidados em um banco de dados para serem analisados. Foram registrados oito tipos de iscas, ocorrendo mais de uma espécie por tipo, assim representadas: tuvira (53,4%), caranguejo (27,5%), tuvirão (11,3%), mussum (3,4%), jejum (1,4%), cascudo (1%), caboja (0,01%) e pirambóia (0,008%), totalizando 1.226.014 exemplares. As iscas foram oriundas dos postos de vistoria de Corumbá (66,4%), Buraco das Piranhas (18,8%), Porto Murtinho (7,3%), Miranda (5,7%), Campo Grande (1,6%) e Bela Vista (0,04%).

O número de iscas negociadas por transação comercial variou entre 75 e 20.000 exemplares. As iscas foram capturadas nos rios Paraguai (52,1%), São Lourenço (3,5%) e Miranda (1,6%), no rio Paraguai foram registradas doze regiões de captura, no rio São Lourenço duas e no rio Miranda quatro regiões. O número de iscas comercializadas variou ao longo dos meses do ano, ocorrendo um pico no início (março) e outro no final do ano (setembro-outubro), que foram relacionados ao comércio interno e à comercialização para outros Estados, respectivamente.

A maior parte das iscas foi comercializada para o próprio Mato Grosso do Sul (82,1%), mas também seguiram para o Paraná (5,4%), Mato Grosso (4,8%), Goiás (3,6%), Distrito Federal (2,4%), Santa Catarina (1,1%) e São Paulo (0,2%). As principais cidades de destino das iscas foram Campo Grande, Anastácio e Coxim, no Mato Grosso do Sul. Identificou-se 48 fornecedores de iscas vivas entre estabelecimentos comerciais e pescadores, sendo que o principal fornecedor na região foi um estabelecimento comercial. Foram também considerados aspectos ecológicos e econômicos das pescarias de iscas e sua estreita relação com a pesca amadora, constituindo, na prática, uma parceria entre diferentes setores da pesca no Pantanal.

Monografia apresentada à Comissão Permanente da Disciplina Projetos de Biologia.

Autor: Josineidy Miriã Vigabriel da Silva

Faça o download da publicação: Descrição do comércio de iscas vivas no Pantanal de Mato Grosso do Sul em 2007  

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog