/

Desmatamento cresce 282% na Amazônia em fevereiro, diz instituto

2 minutos de leitura
Área desmatada em Moraes Almeida, no Pará, região pertencente à Amazônia Legal

Folha de S. Paulo

Área desmatada em Moraes Almeida, no Pará, região pertencente à Amazônia Legal
Área desmatada em Moraes Almeida, no Pará, região pertencente à Amazônia Legal

Em fevereiro deste ano, o desmatamento na Amazônia foi de 42 km², o que representa um aumento de 282% em relação ao mesmo mês de 2014, quando foram devastados 11 km².

Os dados foram detectados pelo SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento), do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), ONG que monitora a região com sistema próprio.

De acordo com o boletim, em fevereiro de 2015, a maior parte da devastação foi observada em Mato Grosso (37%) e Roraima (28%), seguidos por Amazonas (16%), Pará (14%) e Rondônia (5%).

O desmatamento acumulado entre agosto de 2014 e fevereiro de 2015 – sete primeiros meses do calendário oficial de medição – atingiu 1.702 km², um crescimento de 215% em relação ao período anterior (agosto de 2013 a fevereiro de 2014), quando 540 km² foram destruídos.

O Imazon também divulgou dados sobre as florestas degradadas na região: 49 km² em fevereiro de 2015, contra 50 km² do ano anterior, uma redução de 2% na área de estrago.

A ONG pondera, porém, que mais da metade (59%) da área florestal da Amazônia Legal estava coberta por nuvens, o que pode dificultar o monitoramento.

Os dados completos sobre devastação na região são consolidados anualmente por outro sistema, o Prodes (Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite), do Inpe.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog