Menu

Dia do rio Paraguai – Salvemos o rio!

A data marca uma vitória da sociedade civil contra ao projeto que ameaça o rio e todo o Pantanal

rioparagua
Publicado em 13 de novembro de 2017 às 14:48 Compartilhar:

O dia 14 de novembro é um marco para a sociedade civil contra o megaprojeto da Hidrovia Paraná-Paraguai, em defesa do rio Paraguai e do Pantanal – que também é homenageado no dia 12 de novembro. Em Cáceres, Mato Grosso, a data comemorativa nasce de uma vitória do povo, em 2001, quando conseguiu impedir o início da obra que daria origem a hidrovia.

Um rio que nasce na Chapada dos Parecis, MT, e também banha o estado de Mato Grosso do Sul, faz fronteira com a Bolívia em um trecho e é fonte de comunidades tradicionais e ribeirinhas que sobrevivem a centenas de anos do rio, têm belezas por toda sua extensão, navegadas por pescadores, turistas e amantes da natureza. As datas 12 e 14 de novembro homenageiam mais que os muitos quilômetros de água e terra.

Infelizmente, após duas décadas deste marco, as tentativas para viabilizar a Hidrovia ainda permanecem, com a divulgação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). A Ecoa acompanha os processos ligados ao projeto desde a sua fundação, em 1989, entendendo que a obra, somada as mais de 130 represas em toda a Bacia do Alto rio Paraguai, terá impactos devastadores para o Pantanal e para os povos das águas.

Leia mais sobre o rio Paraguai.

 

Compartilhar: