//

Diretor científico da Ecoa publica artigo sobre caminhos mundiais da sustentabilidade em revista internacional

2 minutos de leitura

Diretor científico da Ecoa e aluno do Ciência sem Fronteira publica artigo sobre caminhos mundiais da sustentabilidade em revista internacional e é convidado para palestrar sobre o tema em Paris.

O artigo Sustentabilidade e Ocupação de Terra: Quem é dono das terras alagáveis no Pantanal, Brasil?, do diretor científico da Ecoa, Rafael Morais Chiaravalloti, foi publicado na edição de maio da revista internacional “Land Use Policy”, uma das maiores referências na questão do uso da terra no mundo.

O artigo rediscute o conceito de posse da terra, trazendo teorias de economia, ecologia e antropologia. Mostra a importância de respeitar territórios tradicionais e as mudanças ambientais nas politicas publicas para atingirmos um desenvolvimento que seja sustentável: considerado pela ONU o grande objetivo do milênio. Os autores usam as comunidades pantaneiras e o entendimento sobre as mudanças ambientais na região para a redefinição desse conceito.

A discussão proposta revela-se pertinente visto que a exploração intensa dos recursos naturais substitui economias de pequena escala e têm impactos sobre o bem-estar das populações locais. Além disso, levantam a questão das políticas públicas que têm centrado na garantia de títulos de terras para povos locais, na busca pela redução da pobreza e conservação ambiental.

Com a publicação do artigo, Rafael, doutor pela University College London, foi convidado para dar uma palestra no Patrimoines Locaux et Gouvernance – PALOC, no dia 7 de Julho em Paris.

Uma das coautoras do artigo, Kirsten Erikson, da Nova Zelândia, foi estagiária da Ecoa durante o programa de mestrado Erasmus Mundos em Desenvolvimento Territorial Sustentável.

Leia o artigo na íntegra.

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog