Menu

Diretor científico da Ecoa apresenta artigo sobre pesca sustentável no Pantanal em Cartagena, Colômbia

Rafael Chiaravalloti participa de Congresso Internacional de Biologia da Conservação para apresentar artigo fruto do seu trabalho na Ecoa e da sua tese na University College London

DSC_0239
Publicado em 18 de julho de 2017 às 17:26 Compartilhar:
Diretor científico da Ecoa, Rafael Chiaravalloti

Diretor científico da Ecoa, Rafael Chiaravalloti

Rafael Chiaravalloti, diretor científico da Ecoa e doutor pela University College London, apresenta artigo publicado na revista internacional Conservation & Society, proveniente de sua tese sobre comunidades locais e a conservação no Pantanal, em Cartagena, Colômbia, durante Congresso Internacional de Biologia da Conservação, no “WWF Russell E. Train Education for Nature (EFN)”.

O artigo mostra que muitas das políticas publicas no Pantanal foram baseadas na premissa de que as comunidades tradicionais acabaram com o peixe na região. No entanto, através de modelagem matemática ele aponta que não existem evidências mostrando quaisquer relações entre a pesca tradicional e um possível desaparecimento dos peixes. O seu trabalho junto a outros pesquisadores da Ecoa, como André Siqueira, e estagiários como Edoardo Binda e Kirsten Erikon, mostra que as comunidades apresentam sistemas tradicionais de conservação da região e que garantem o uso sustentável dos recursos pesqueiros. A conclusão é que as políticas públicas no Pantanal deveriam celebrar o uso tradicional, ao invés da atual abordagem focada em suprimir a permanência dessas comunidades no Pantanal.

O evento na Colômbia acontece entre 22 e 23 de julho.

Para ter acesso à tese de Rafael Chiaravalloti, clique aqui.

Compartilhar: