//

Documentário ‘Ríos libres’ será exibido em 30 salas de cinemas do Mercosul

3 minutos de leitura

documentario-rios-libresO documentário “Ríos Libres – Se hace camino al marchar”, dos cineastas Gustavo Adolfo Carbonell e Elian Guerin, segue recebendo prêmios em turnê pelo mundo.

Agora foi selecionado para ser exibido no circuito de difusão cultural da Recam, integrado por 30 salas de cinemas localizados na Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela , em uma atividade que tem como objetivo primordial promover a circulação conteúdos próprios da região Mercosul para aproximá-los da comunidade.

RECAM é um órgão consultivo do Mercosul no tema de cinema e audiovisual, e é formado pelas mais altas autoridades governamentais nacionais no campo. O atual ciclo é chamado de ‘Integrando Miradas para la Red de Salas Digitales del Mercosur (RSD)’, um programa para incentivar a circulação de conteúdo regional.

O documentário – que coloca em imagens e som a marcha realizada em setembro do ano passado por agricultores, ambientalistas, estudantes, artistas e vizinhos que caminharam ao longo de 157 km de Posadas Panambí durante seis dias, no que foi chamado de Marcha para Ríos Libres -, foi um dos 240 trabalhos apresentados na chamada receberá legendas Espanhol-Português e também fará parte do catálogo disponível da RSD para um mandato de um ano, sem exclusividade, com um limite de seis apresentações gratuitas em cada sala, de acordo com o anúncio oficial do organismo.

Marcha por Ríos Libres

A “Marcha pelo Sim à vida, a liberdade dos rios e pelo Não às represas” aconteceu entre os dias 23 e 28 de setembro de 2013 com uma caminhada de 157 quilômetros percorridos pela província de Misiones, na Argentina.

A atividade, que reuniu mais de 10 mil pessoas, exigiu a defesa dos rios livres e a realização de um plebiscito popular sobre a realização da construção das barragens do Complexo Binacional Garabi e Panambi, conforme prevê o Artigo 6 da Lei nº 56 de 2011, que estabelece que o governo de Misiones é obrigado a consultar a população antes do início da construção de qualquer hidrelétrica.

As hidrelétricas de Garabi e Panambi, que poderão atingir 12.600 famílias, são resultado de uma parceria entre a estatal brasileira Eletrobrás com a empresa argentina Empreendimentos Energéticos Binacionales S.A. (EBISA).

Fonte: Território Digital

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog