/

Educação ambiental e atuação das ONGs: Uma análise das ações da Ecoa em MS

2 minutos de leitura
1

educacao-ambiental-capaNeste trabalho, partimos do entendimento de que a reflexão em torno da Educação Ambiental insere-se num campo mais amplo de questões que envolvem as concepções de natureza e meio ambiente vigentes, bem como os sentidos da crise ambiental e sua relação com os paradigmas do conhecimento.

A partir deste entendimento, procuramos discutir o papel das Organizações Não-Governamentais (ONGs) no desenvolvimento da Educação Ambiental tendo como foco a ONG Ecologia e Ação (ECOA) e suas ações em Mato Grosso do Sul. Com base em levantamento documental e realização de entrevistas com membros e fundadores da ECOA procuramos analisar os objetivos, características e principais questões que envolvem as ações desenvolvidas pela ECOA no que diz respeito à Educação Ambiental. Neste sentido, identificamos, dentre os projetos desenvolvidos pela ECOA, o Projeto Criança das Águas que busca, através de uma Educação Ambiental crítica, proporcionar reflexões e ferramentas visando melhores condições de trabalho para os ribeirinhos das comunidades atendidas e assim oferecer uma melhor qualidade de vida para essas famílias.

Com base na análise das ações desenvolvidas pela ECOA e, principalmente, no Projeto Criança das Águas, entendemos que essa ONG realiza um trabalho de Educação Ambiental que não se limita a ações comportamentalistas e individuais. A perspectiva socioambiental é base de suas ações na medida em que seus projetos de Educação Ambiental partem do princípio de que o homem não é externo à natureza, mas que interagem e formam um só meio. Portanto, uma visão socioambiental e de Educação Ambiental que enxerga o meio ambiente como um todo e não o fragmentando e separando-o.

Faça o download da publicação: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ATUAÇÃO DAS ONGS – UMA ANÁLISE DAS AÇÕES DA ECOA EM MATO GROSSO DO SUL

1 Comment

  1. […] 14 – Em sua dissertação de mestrado, a geógrafa Maria Riveliza da Silva, analisou o projeto “Criança das Águas – Identidade e Cidadania” desenvolvido pela Ecoa com apoio do Criança Esperança. Mais uma da nossa lista de 30 vezes em que a Ecoa foi citada. Confira esta citação. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog