//

Energia renovável – mundo adicionou 132 Gigawatts em 2014

1 min de leitura
Foto: Ambiente e Energia

Vejam mais no blog de Alcides Faria

O mundo adicionou 132 mil megawatts de energia renovável em 2014. Esta é, aproximadamente, a capacidade total do setor de energia do Canadá ou da França. A energia eólica contribuiu com 51mil megawatts e a solar com 40 mil, um crescimento espetacular.

Os grandes projetos hidrelétricos novos contribuíram 31 mil megawatts. Estes números confirmam uma tendência de longo prazo: desde 2010, a energia solar e a eólica cresceram um total de 313 mil megawatts – quase quatro vezes mais rápido do que as grandes usinas hidrelétricas.

Nem todos os projetos de energia eólica e solar são social e ambientalmente benignos, mas no geral os projetos têm um impacto ambiental menor que barragens hidrelétricas.
O Banco Mundial e outras instituições financeiras internacionais erroneamente continuam a priorizar as grandes barragens. Em 2014, o Banco dedicou nada menos do que 56% dos seus empréstimos ao setor de energia para grandes projetos hidrelétricos. Para eólica, solar e geotérmica emprestou 30% dos seus fundos setoriais e 14% para petróleo e gás.

Tradução resumida e adaptada de artigo Peter Bosshard de International Rivers.

Leia também:

Nova grande extinção de espécies – a sexta
Energia solar: do colonialismo à modernidade

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog