//

Entrega do TAUS marca dia de grande conquista para a Colônia de Pescadores Z18

2 minutos de leitura

iasmimPor Iasmim Amiden (Ecoa – Ecologia e Ação)
Iasmim é jornalista, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e coordena o Programa Oásis de proteção aos polinizadores, da Ecoa

 

 

A colônia de pescadores Z18, de Anastácio/MS, recebeu nesta quarta-feira, 22, documento que assegura o imóvel da União de 10,5 ha, para o fortalecimento de suas atividades e desenvolvimento da comunidade. O Termo de Autorização de Uso Sustentável (TAUS) foi entregue pelo superintendente Mário Sérgio Sobral junto ao superintendente-substituto Carlos Pussoli, da Superintendência do Patrimônio da União de Mato Grosso do Sul (SPU/MS).

Conquista histórica para os que trabalham vigorosamente na transformação e manutenção do local, com objetivo de fortalecer a renda da colônia e seus associados, principalmente, no período de defeso – em que a pesca é proibida. A região é, inclusive, de vegetação preservada pelos próprios membros da Colônia, mantida nas margens do rio Aquidauana.

Os pescadores utilizarão a área para fazer processamento de pescado, ampliar os projetos de agricultura familiar, piscicultura, produtos da sociobiodiversidade e apicultura. Além disso, a possibilidade da sede fornecer aos pescadores condições para participarem de projetos com financiamento e estender suas atividades de renda.

O TAUS significa maior segurança aos trabalhadores e suas famílias, que incansavelmente lutaram pelo direito ao local. Um esforço especial do presidente da Colônia Aparecido Carlos dos Santos Milan, sempre com apoio da Ecoa.

Além deste, já são centenas de TAUS entregues para garantia dos direitos destas populações vulneráveis, com a sensibilidade e apoio total do superintendente da SPU, Mário Sérgio Sobral junto a sua equipe.

Estiveram presentes neste ato de grande conquista, além dos superintendes e pescadores, o diretor presidente da Ecoa, André Luiz Siqueira, vereadores, assessores de deputados e o comando da Polícia Militar Ambiental.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog