/////

EUA e Japão na vanguarda das patentes de energia fotovoltaica

4 minutos de leitura
Photo by Andreas Gücklhorn on Unsplash

Via Jornal da USP

Por Rose Talamone

China pode liderar mercado de energias renováveis após promessa de Donald Trump de fortalecer indústria do carvão – Foto: Wikimedia Commons
China pode liderar mercado de energias renováveis após promessa de Donald Trump de fortalecer indústria do carvão – Foto: Wikimedia Commons

A produção industrial é apontada como a grande vilã do aquecimento global, porque afeta diretamente as mudanças climáticas e causa prejuízos à humanidade. Para diminuir esse impacto, a busca por tecnologias verdes está cada vez mais em pauta. Entre as novas tecnologias está a geração de energia fotovoltaica, que já conta com várias inovações transformadas em patentes.

O pesquisador Alex Fabianne, do Núcleo de Pesquisas em Inovação, Gestão Tecnológica e Competitividade (IngTec), orientado pela professora Geciane Porto, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, traçou a rota tecnológica, ou seja, a trajetória de desenvolvimento dessa tecnologia.

Nessa trajetória, a China aparece como grande investidor em tecnologia fotovoltaica nos últimos cinco anos, mas Estados Unidos, Japão e Reino Unido ainda estão na vanguarda do desenvolvimento, e as iniciativas mais promissoras estão nos Estados Unidos e Japão.  

Fabianne foi além na pesquisa. O pesquisador avaliou e identificou a cooperação tecnológica nessa área entre grupos de pesquisadores e vários países. O cluster formado pela China é muito específico para a Ásia, então se relaciona e coopera bastante com Taiwan e Hong Kong. O cluster principal é formado pelos grandes investidores, “aí aparecem de novo os Estados Unidos e o Japão e, no caso, o Reino Unido e Alemanha, que concentram 80%, em termos de cooperação no desenvolvimento de tecnologia fotovoltaica. Eles trocam conhecimento e know-how para desenvolvimento de patentes”.  O pesquisador destaca que Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha são os mais influentes na área hoje em dia.

Além das redes de pesquisadores que trabalham no desenvolvimento dessa tecnologia, o estudo conseguiu identificar em quais equipamentos esses grupos mais se debruçam, que vão desde a parte que contempla materiais como silício até aqueles dispositivos que fazem uso da energia produzida por uma célula fotovoltaica.

O Brasil, segundo Fabianne, começa a evoluir na adoção das energias renováveis, especialmente na fotovoltaica. Mas essa evolução ocorre mais no uso da tecnologia do que efetivamente na produção e desenvolvimento da inovaçãoO estudo oferece um mapa para os gestores públicos se basearem e definirem políticas que atraiam investimentos.

Fabianne fez a pesquisa com o método criado pelo grupo da professora Geciane, que identifica rotas tecnológicas, ou seja, os caminhos percorridos por determinadas tecnologias, da mais antiga até a mais promissora. O recurso oferece possibilidades amplas de análises, com destaque para previsão de tecnologias emergentes. O sistema usa, entre outras técnicas, o que os especialistas chamam de “mineração de patentes por meio de análise de redes”, que permite traçar uma rota tecnológica a partir de um banco de dados mundial de patentes.

O trabalho sobre patentes voltadas a energia fotovoltaica foi publicado no mês passado em duas revistas científicas, a Journal of Cleaner Production e a Scientometrics.

Foto de capa: Andreas Gücklhorn (Unsplash)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog