A Associação Interamericana para Defesa do Ambiente (AIDA), International Rivers e o BRICS Policy Center, vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI/PUC-Rio), com o apoio da Mott Foundation, convidam para o diálogo “Desafios do Financiamento da Infraestrutura Energética, Sustentabilidade Ambiental, Mudanças Climáticas e Direitos Humanos”.

O evento busca promover o diálogo sobre a importância de se respeitar os direitos humanos na implementação de projetos de geração de energia, destacando as responsabilidades dos Estados, considerando a agenda climática mundial e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS 2030). Este tema possui especial relevância no Brasil neste momento, considerando que o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) publicou, há um mês, seu informe especial chamando atenção a necessidade urgente de ações mais efetivas, num prazo de onze anos, para evitar cenários catastróficos de mudanças climáticas, com graves consequências para os direitos humanos.

Durante o evento AIDA apresentará o relatório intitulado “Por trás das Represas: Investimentos do BNDES em Belo Monte e Hidroituango – Aprendizagens rumo a financiamento responsável”, que analisa a aplicação da política socioambiental do BNDES no financiamento destas duas usinas hidrelétricas, no Brasil e na Colômbia, respectivamente, à luz de padrões dos direitos humanos.

programação_desafios_do_financiamento_mott

Data: 12 de novembro de 2018

Horário: 17:00 hs

Local: BRICS Policy Center – Centro de Estudos e Pesquisas BRICS –  Rua Dona Mariana 63, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil

Link da transmissão: https://www.facebook.com/aida.espanol/videos/168305367457816/

Para mais informação, escreva para Víctor Quintanilla: vquintanilla@aida-americas.org

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog