//

Ferramenta interativa permite identificar frutos do cerrado

3 minutos de leitura

Via Frutos Atrativos do Cerrado

 

O projeto Frutos Atrativos do Cerrado tem o objetivo de descrever e divulgar espécies atrativas para a fauna e sensibilizar a sociedade quanto às riquezas e importância ecológica do bioma, que possui a savana mais rica do planeta com mais de 12 mil espécies de angiospermas catalogadas e cerca de 2.500 espécies de vertebrados. Além disso, estima-se que um terço das plantas produza frutos consumidos e dispersos pelos animais, ao passo que quase metade das espécies de aves e mamíferos se alimente de frutos ou sementes de forma frequente ou ocasional.

Atualmente, a maioria das pessoas desconhece as plantas nativas, e esse desconhecimento gera desvalorização. Dessa forma, o projeto apresenta como principais ferramentas, as Chaves Interativas e os Guias de Campo para identificação das espécies. Publicado com linguagem clara, e ricamente ilustrado, esse conteúdo é acessível tanto para estudantes e pesquisadores que se dedicam à conservação do Cerrado como também para todos aqueles interessados em conhecer mais sobre esse belo e ameaçado bioma.

Chaves interativas

Araruta-do-campo. Foto: Divulgação (Frutos Atrativos do Cerrado)
Araruta-do-campo. Foto: Divulgação (Frutos Atrativos do Cerrado)

As Chaves Interativas são ferramentas de identificação práticas e de fácil manuseio. A medida que você seleciona os caracteres na chave, os táxons são filtrados até que se chegue na identificação final. O programa disponibiliza duas chaves de múltipla entrada, construídas no programa LUCID, que podem ser acessadas diretamente através da plataforma do LUCID KEY SERVER. Ambas as ferramentas são ricamente ilustradas e acessíveis tanto para estudiosos da área como para amantes da botânica e da flora do Cerrado.

1 – “CHAVE PARA FRUTOS DO CERRADO ATRATIVOS PARA FAUNA”. Estima-se que cerca de 4.000 espécies do bioma Cerrado, distribuídas em 400 gêneros, produza frutos que alimentam e são dispersos pela fauna nativa. Atualmente, estão representados nessa chave MAIS DE 300 ESPÉCIES e quase metade de todos esses gêneros de frutos, distribuídos em 85 famílias botânicas. Ricamente ilustrada, com MAIS DE 1.700 IMAGENS, a chave está bastante representativa, permitindo que você identifique as espécies mais frequentes de frutos nativos do Cerrado.

2 – “CHAVE PARA FAMÍLIAS DE PLANTAS DO CERRADO“. O bioma Cerrado possui a savana mais rica do planeta e mais de 12.000 espécies de plantas vasculares. Essa chave permite que você identifique todas as 181 famílias de plantas do bioma que produzem flores e frutos, as chamadas “Angiospermas”.

Na foto de capa Guaracava (Elaenia sp.) comendo frutos do Murici-pequeno (Byrsonima intermedia) via Flickr/Frutos Atrativos do Cerrado

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog