ICMBio disponibiliza download do Livro Vermelho da Fauna

2 minutos de leitura
Foto: Luis F. M. Fonte

Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: A publicação é resultado da reunião de 1270 cientistas, sob a coordenação do ICMBio, que se uniram para avaliar 12.254 espécies, incluindo peixes e invertebrados aquáticos. Na versão anterior, em 2003, 816 espécies foram avaliadas. O material, dividido, em sete arquivos, pode ser acessado aqui.

Categorias de risco: O livro aponta um incremento em relação a quantidade de espécies ameaçadas: 1.173. Elas estão distribuídas em três categorias: Criticamente em perigo (CR), Em Perigo (EN) e Vulnerável (VU), um incremento de 716 espécies. Entretanto, mesmo com o aumento do escopo de espécies ameaçadas e consequentemente melhor avaliação da conservação, 170 espécies deixaram de constar na lista de espécies ameaçadas. Uma das espécies que deixaram a lista de espécies ameaçadas é o sapinho-admirável-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus admirabilis).

Diminuição de impactos: Complementar ao Livro Vermelho, o Plano de Redução de Impactos à Biodiversidade (PRIM) também está disponível para download. A publicação aborda o desafio de compatibilização dos projetos de empreendimentos com a conservação dos ambientes naturais e auxiliam na tomada de decisões estratégicas, fornecendo insumos para chegar à viabilidade ambiental nas decisões de ordenamento territorial e planejamento logístico.

Para mais detalhes da publicação, acesse a matéria do IMCBio.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog