/

Impactos da indústria canavieira no Brasil

2 minutos de leitura

impactos-da-industria-canavieira-no-brasilDesde que decidiu promover o álcool de cana como substituto dos combustíveis fósseis – grandes emissores de gases causadores de mudanças no clima –, o governo brasileiro tornou-se um defensor acrítico desse energético supostamente verde. Esqueceu-se de que a indústria da cana no Brasil tem no seu histórico as piores agressões aos ecossistemas da Mata Atlântica, que ainda impõe relações e condições de trabalho degradantes e que a sua expansão sempre pressionou a segurança alimentar de crescentes porções do território brasileiro.

O conjunto de organizações que compõem a rede Plataforma BNDES , que publica este documento, reclama a adoção do princípio da precaução e a atenção pública redobrada acerca da questão do álcool de cana.

Reivindicamos que se traga as centenas de milhares de trabalhadores e trabalhadores da cana para o século 21, garantindo-lhes proteções legais que a maioria da classe trabalhadora já conquistou há muito. Também demandamos que se garanta o cumprimento das normas ambientais, principalmente quanto à qualidade do ar e à proteção aos recursos hídricos. E que se implemente uma política pública de segurança alimentar que inclua o zoneamento de fato de todo o território brasileiro.

Faça o download da publicação: Impactos da indústria canavieira no Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog