/

Cerrado: Segundo maior bioma brasileiro passa por inventário

2 minutos de leitura
Foto: Roberto Murta

Um levantamento exaustivo sobre a vegetação do Cerrado, segundo maior bioma brasileiro, receberá R$ 60 milhões em recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP, na sigla em inglês), vinculado ao Climate Investment Funds (CIF) do Banco Mundial. O objetivo é levantar informações sobre a vegetação nativa, como a estrutura e a dimensão das plantas, e também aplicar um questionário nas populações locais para saber como elas utilizam materiais biológicos, como madeira e sementes, para a subsistência, a fabricação de produtos e a prestação de serviços.

Árvore do Cerrado: levantamento sobre importância biológica e social. Foto: NEVINHO / WIKIMEDIA COMMONS
Árvore do Cerrado: levantamento sobre importância biológica e social. Foto: NEVINHO / WIKIMEDIA COMMONS

A ação, que terá apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no gerenciamento dos recursos, faz parte de um projeto mais amplo, o Inventário Florestal Nacional. A iniciativa é executada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), e busca criar uma grande plataforma com informações de recursos florestais em todo o país.

“O levantamento já está sendo realizado em outros biomas, como a Amazônia. Esperamos obter dados sobre a extensão das florestas no Brasil, onde estão e como estão distribuídas”, explica Joberto Veloso de Freitas, diretor de Pesquisa e Informações Florestais do SFB.

“Com isso, será possível ter um panorama das espécies vegetais e eventualmente descobrir novas, além de identificar aquelas que estão em risco de extinção.” A área de abrangência do inventário, levando em conta todos os biomas brasileiros, será de 20 mil quilômetros quadrados.

 

Fonte: Revista Fapesp

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog