////

IV Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas tem como temas: serviços ecossistêmicos e políticas públicas

3 minutos de leitura

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, a Universidade Católica de Brasília, a Embrapa – Cenargen e a Universidade de Brasília realizam entre 2 a 5 de dezembro de 2018, o IV Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas, no Centro de Convenções do Hotel Brasília Imperial, na cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil.

O Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas (CONBRAU) é realizado de dois em dois anos por especialistas da área. O evento é destinado a alunos de graduação e de pós-graduação, técnicos, representantes de comunidades, professores e pesquisadores. É dirigido também aos gestores de órgãos públicos ambientais engajados na conservação dos ecossistemas úmidos e da biodiversidade.

A programação do IV CONBRAU traz a participação e a contribuição de profissionais com significante inserção internacional, com impacto positivo nas discussões de temas atuais e relevantes para a diversas áreas do conhecimento das áreas úmidas. Espera-se que ao longo dos quatro dias de evento se estabeleça uma integração entre os jovens cientistas com estes profissionais para que haja troca de experiências, tornando-se também um ambiente para capacitação de recursos humanos, criando novos laços profissionais e fortalecendo antigas parcerias. Além disso, espera-se também que ocorra uma interação entre cientistas e gestores públicos para estimular a adoção de novas linhas de pesquisa que “conversem” com as políticas públicas, buscando soluções que favoreçam a sustentabilidade ambiental, a justiça ambiental e o bem viver do povo brasileiro nas áreas rurais e urbanas do País.

A temática desta edição é “Serviços ecossistêmicos e políticas públicas”, com ênfase em vários biomas. O Distrito Federal está situado no Brasil central, o qual caracteriza-se por uma vegetação de Cerrado incluindo todas as suas fitofisionomias. O Cerrado é um bioma rico em água doce e um distribuidor de água para 96% das 12 bacias hidrográficas do país. Os rios São Francisco, Paraná e Paraguai possuem mais de 90% de suas nascentes na região do Cerrado, apresentando uma grande importância socioambiental. Para representar as áreas úmidas foi escolhida a imagem de uma vereda, paisagem importante para a manutenção dos ecossistemas naturais e dos serviços ecossistêmicos provenientes desses ambientes.

Dra. Suelma Ribeiro Silva – Presidente do IV Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog