/

Jacarés pagam o pato

4 minutos de leitura
Jacaré morto, sem o rabo. Foto: Marcello Yndio

O abandono da MT-060, conhecida como Rodovia Transpantaneira, Estrada Parque que liga Poconé até Porto Jofre, no Pantanal mato-grossense, estaria resultando em diversos problemas, entre eles a matança de animais silvestres. A denúncia é do Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso.

De acordo com o presidente do sindicato e guia de turismo há 18 anos em Mato Grosso, Hilson Cácio de Araújo, nas últimas três visitas que fez ao Pantanal em companhia de turistas, se deparou com jacarés mortos, sem o rabo.

“Nos últimos dias essas imagens estão se tornando comuns. Os jacarés aparecem boiando na água, sem o rabo, que é a parte mais nobre, visando à comercialização para consumo”, lembrou o guia.

Segundo ele, percebe-se que os criminosos estão arrancando a calda do animal, ainda vivo e os liberam novamente. “Mas não adianta, eles acabam morrendo em seguida”, observou.

No dia 28 de agosto, Hilson estava com um grupo de americanos, quando encontrou dois animais mortos dessa maneira. No dia 30, ele retornou com um grupo de estudantes paulistas e encontrou mais três casos iguais.

“Na hora, todo mundo começa a questionar sobre o fato, que até então não estava assim tão escancarado, na nossa cara. Eles não entendem como isso pode acontecer dentro de uma área de preservação. E a gente, fica como?”, questionou.

No último sábado (12), ele esteve na área novamente e encontrou novos animais mortos. “Não sabemos quem está fazendo isso, mas eu acredito que seja alguém da área mesmo, que sabe que o local está sem fiscalização e aproveita para cometer esse tipo de crime”.

Preocupado, ele buscou a Polícia Civil da região e registrou um Boletim de Ocorrência. Segundo ele, foi explicado que a denúncia será encaminhada para fiscalização.

Na área há um posto de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que está desativado há quase dois anos. Para Hilson, isso acaba encorajando esse tipo de ação, uma vez que a punição fica distante.

“A fiscalização e a ativação do posto é essencial para manter a ordem e até mesmo na preservação do meio ambiente. Quem quer cometer esse tipo de crime, pensa duas vezes antes”, finalizou.

OUTRO LADO – Conforme a assessoria de imprensa da Sema, apesar do posto estar desativado, o órgão continua realizando fiscalizando semanalmente na Transpantaneira e região.

Além disso, já teria sido iniciado o processo de contratação de um gerente para trabalhar no local, mas sem previsão de quando o posto será reaberto permanentemente.

“A secretaria está em busca de parcerias com órgãos públicos e privados de Poconé para efetivar a reabertura do posto”, informou a pasta.

Yuri Ramires – Diário de Cuiabá

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog