//

Livro “Energia Solar Fotovoltaica – Conceitos e Aplicações”

10 minutos de leitura
Energia Solar Fotovoltaica - Conceitos e Aplicações, Marcelo Gradella Villalva, Ed. Saraiva, 2a. Edição, 2015

Curso Solar

Energia Solar Fotovoltaica - Conceitos e Aplicações, Marcelo Gradella Villalva, Ed. Saraiva, 2a. Edição, 2015
Energia Solar Fotovoltaica – Conceitos e Aplicações, Marcelo Gradella Villalva, Ed. Saraiva, 2a. Edição, 2015

Conheça o livro

Energia Solar Fotovoltaica – Conceitos e Aplicações – 2a. Edição – 2015, Editora Saraiva

Autor: Marcelo Gradella Villalva – ISBN: 9788536514895 – 224 páginas

O livro “Energia Solar Fotovoltaica – Conceitos e Aplicações – Sistemas Isolados e Conectados à Rede” foi escrito pelo Prof. Marcelo Gradella Villalva. É resultado da experiência acumulada durante muitos anos com o ensino de sistemas fotovoltaicos.

O livro apresenta os principais aspectos dos sistemas fotovoltaicos isolados e conectados à rede. O conteúdo é atual e abrangente e responde as dúvidas mais comuns de quem quer conhecer tudo sobre a eletricidade solar.

Compre o livro pelo Mercado Livre.

Resenha

A energia solar fotovoltaica é uma alternativa viável para complementar a geração de eletricidade no Brasil. Pode ser usada em qualquer local, gerando eletricidade no próprio ponto de consumo, sem a necessidade de levar a eletricidade através de linhas de transmissão ou redes de distribuição. Pode ser empregada em todo o território nacional, em áreas rurais e urbanas, produzindo eletricidade limpa e renovável a partir da luz do Sol.

Este livro aborda o uso da energia solar para a geração de eletricidade, assunto que está ganhando relevância no Brasil. Destina-se a estudantes de cursos técnicos, de engenharia, de pós-graduação, demais profissionais e interessados na área. Com linguagem didática e acessível, este livro foi planejado para proporcionar um aprendizado objetivo e didático dos principais temas que norteiam a energia solar fotovoltaica. Inicia com introdução sobre energia e eletricidade; exemplos de energias renováveis; geração distribuída de energia elétrica; a energia solar fotovoltaica no Brasil, suas normas, benefícios e conceitos básicos; características, funcionamento e conexões das células e módulos fotovoltaicos.

É o único livro em língua portuguesa que abrange de forma completa tanto os sistemas fotovoltaicos isolados (com baterias) como os sistemas conectados à rede (sistemas de autoprodução de energia e usinas solares).

Você vem fazer o curso?

Se você vem fazer um de nossos cursos o seu exemplar já está garantido! O valor do livro, obtido com desconto junto à editora, está incluído na taxa de inscrição. No curso de “Introdução à Energia Solar Fotovoltaica” (Curso 1) todo o conteúdo do livro é abordado. Já no curso de “Projeto e Dimensionamento de Usinas Solares e Sistemas Fotovoltaicos” (Curso 2), além do livro, fornecemos uma apostila com teoria e exercícios de projetos com o software PVSyst.

Comentários dos leitores

“Sou estudante de engenharia elétrica (…) e estou em processo de conclusão de curso. Apesar de não nos conhecermos, venho através desse e-mail somente agradecer seu apoio, mesmo que indireto, com seu livro sobre Energia Solar Fotovoltaica que utilizei como base principal para construção de minha monografia. (…) receba um sincero agradecimento, e o senhor como educador sinta-se com a sensação de dever cumprido”. (Amorin, MG)

“Fiz meu TCC com o livro e os artigos do Villalva…. muito prático e objetivo”. (Moisés Meira, via Facebook)

“Muito bom este livro, comprei logo que foi lançado, recomendo como instrumento de estudo inicial até para quem não tem um contato com literatura técnica pois é muito explicativo e traz praticamente todos os elementos necessários para o entendimento de geração de energia fotovoltaica. Tive a oportunidade de conhecer um dos autores deste livro e pode ter certeza que este livro é fruto de muito estudo e dedicação a este tema”. (Marcelo C. Oliveira – via Facebook)

“O conteúdo abrange desde os princípios básicos da energia até aplicações de sistemas FV isolados e conectados. Possui exercícios que garantem o aprendizado e as respostas são disponibilizadas nosite da editora. Com a primeira edição feita em 2012, o conteúdo pode ser considerado atual”. (Pedro G. De Araujo – site Buscapé)

“Gostei desse livro e comecei a atuar na area a partir dele. Na minha empresa outras pessoas tambem estao lendo. Nao tem figuras coloridas mas a qualidade da impressao eh muito boa e o vocabulario eh tranquilo de entender. Muitos exemplos e desenhos ajudam no aprendizado. Recomendo a todos”. (Nelso Augusto – site Buscapé)

“Este produto possui um vocabulário amplo e de fácil entendimento para quem tem deste uma paixão despertada pela área até aptidões profissionais pela carreira e energias limpas. É fato que politicamente no Brasil esse tema tenha que ser sabotado ou mesmo super inflacionado, porém, somos nós na cifra de 200 milhões de pessoas é que fazemos o país e não um pequeno grupo de interesseiros de Brasília que pensam que mandam no interesse da maioria da população. Então energia solar neles. Chega de pagar caro por energia elétrica”. (Maurilio José – site Buscapé)

“Prático. O livro é ótimo. Escrito em uma linguagem fácil sem ser superficial. Dá exemplos práticos sem esquecer da base teórica. É ótimo para quem deseja conhecer melhor o assunto”. (Evandro Pires – site Submarino)

“Livro ideal. Material muito bom e conteúdo direto ao ponto. Contém toda a teoria para as pessoas que desejam conhecer mais a fundo sobre o assunto e também exemplos de aplicação na prática. Disponibiliza todo o material teórico necessário para montagem de sistemas elétricos com exemplos e inúmeras ilustrações. Eu consultei o livro para montar um sistema de 1 kW e funcionou perfeitamente”. (Douglas Noronha – site Submarino)

“Eu comprei este e mais três livros de energia solar que encontrei no site. Posso dizer que este foi o melhor custo-benefício. Voltei aqui para fazer este testemunho porque acho que vai ser útil para outros leitores”. (Reinaldo Amgarst – site Livraria Cultura)

“Adorei este livro pois estou fazendo meu TCC em energias renováveis e tirei praticamente todas as minhas dúvidas sobre a energia fotovoltaica”. (Marina Freitas do Vale – site Livraria Cultura)

“Sou entusiasta de energias renováveis e este livro me ajudou a conhecer melhor o assunto da energia solar fotovoltaica. O conteúdo é bem completo e a didática do autor é muito boa. Recomendo a todos”. (Mario Galdino Bressiani – site Livraria Cultura)

Adorei esse livro. Muito legal mesmo a didática e o assunto então… sem comentários… a energia solar é o futuro da humanidade! (Marina Freitas – site Relativa.com.br)

“Livro com ótimo conteúdo, explicado de forma simples, mas com bastantes detalhes sobre o assunto. Possui ainda exercícios para a fixação do conteúdo ao final de cada capítulo”. (Thiago Freire Brum – site Relativa.com.br)

“Estive pesquisando bastante e não encontrei muitos livros sobre esse tema em português. Este aqui foi muito útil para mim. A abordagem do assunto é completa e didática. Morei muitos anos na Alemanha e lá usam bastante a energia fotovoltaica nas casas”. (Ivania Nunes Gasparetto – site Relativa.com.br)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog