Menu

Mapa mostra áreas protegidas e comunidades que fazem parte do corredor extrativista Cerrado-Pantanal

Mapa também indica unidades de conservação que permite os usos tradicionais pela comunidade sem eventuais necessidades de desapropriação de áreas privadas.

Mapa Uniao Europeia
Publicado em 14 de agosto de 2018 às 09:03 Compartilhar:

O mapa foi elaborado pela Ecoa e indica as áreas protegidas (já estabelecidas ou no processo de estabelecimento), próximas as comunidades que fazem parte do levantamento de territórios extrativistas para a formação do corredor Cerrado-Pantanal. A conexão destes territórios celebra os meios de vida sustentáveis. Neste sentido, também está indicada a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) proposta para a comunidade ribeirinha Barra do São Loureço.

 

Mapa elaborado pela Ecoa (2018)

 

A RDS é uma categoria de unidade de conservação que permite os usos tradicionais pela comunidade sem eventuais necessidades de desapropriação de áreas privadas. A proposta segue com o acompanhamento do Projeto GEF-Terrestre.

Rafael Chiaravalloti, especialista em áreas protegidas e, também, diretor científico da Ecoa, iniciou em junho, o processo de identificação dos territórios de uso de recursos naturais junto ás famílias tradicionais da região. As ações fazem parte do Projeto ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis), desenvolvido com o apoio da União Europeia e coordenado pela Ecoa na porção brasileira.

Compartilhar: