///////

Mapa mostra áreas protegidas e comunidades que fazem parte do corredor extrativista Cerrado-Pantanal

1 min de leitura

O mapa foi elaborado pela Ecoa e indica as áreas protegidas (já estabelecidas ou no processo de estabelecimento), próximas as comunidades que fazem parte do levantamento de territórios extrativistas para a formação do corredor Cerrado-Pantanal. A conexão destes territórios celebra os meios de vida sustentáveis. Neste sentido, também está indicada a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) proposta para a comunidade ribeirinha Barra do São Loureço.

 

Mapa elaborado pela Ecoa (2018)

 

A RDS é uma categoria de unidade de conservação que permite os usos tradicionais pela comunidade sem eventuais necessidades de desapropriação de áreas privadas. A proposta segue com o acompanhamento do Projeto GEF-Terrestre.

Rafael Chiaravalloti, especialista em áreas protegidas e, também, diretor científico da Ecoa, iniciou em junho, o processo de identificação dos territórios de uso de recursos naturais junto ás famílias tradicionais da região. As ações fazem parte do Projeto ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis), desenvolvido com o apoio da União Europeia e coordenado pela Ecoa na porção brasileira.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog