/

Março de 2015 foi o mais quente desde 1880

2 minutos de leitura

O mês passado foi o março mais quente do mundo inteiro desde o início dos registos, em 1880, segundo dados divulgados neste sábado (18/04) pela agência norte-americana NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica).

“Durante o mês de março, a temperatura média na superfície da terra e dos oceanos foi 0,85°C acima em relação ao século XX”, afirmou o órgão em relatório.

Em janeiro, a Nasa e a NOAA declararam que a temperatura média do planeta em 2014 foi a mais alta em 135 anos. Na ocasião, as agências afirmaram que a temperatura da Terra havia subido 0,69 graus centígrados em relação à média registada durante todo o século passado.

A partir de dados terrestres, marítimos e de satélite, institutos meteorológicos sugerem que o clima mundial é uma questão que deve ser estudada tendo em vista tendências de longo prazo, não meses individuais.

No ano passado, a Nasa já havia alertado que temperaturas de até 4 graus Celsius acima do habitual foram registadas na Antártida, assim como a extensão de gelo do mar atingiu níveis recordes.

Além disso, 2014 foi para Islândia, Reino Unido, França, Suécia, Alemanha, Áustria e Suíça o ano mais quente desde que os registos climáticos estatais tiveram início. Na Espanha, Dinamarca e Finlândia foi o segundo ano mais quente da história.

Fonte: Artigo publicado em Opera Mundi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog