/

Moradoras da Barra do São Lourenço criam a primeira associação de artesãs

3 minutos de leitura
Catarina Ramos da Silva, de 65 anos, lidera a associação de mulheres. Foto: Beatriz Lima.
Catarina Ramos da Silva, de 65 anos, lidera a associação de mulheres. Foto: Beatriz Lima.
Catarina Ramos da Silva, de 65 anos, lidera a associação de mulheres. Foto: Beatriz Lima.

Durante a “Expedição da Cidadania”, que ocorre desde o dia 11 de maio e encerra hoje, um grupo de mulheres deram passos importantes à passagem de conhecimento e geração de renda. As moradoras da comunidade tradicional da Barra do São Lourenço, localizada na Serra do Amolar, situada no Pantanal sul-mato-grossense, fundaram a Associação das Mulheres Artesãs da Barra do São Lourenço – Renascer.

A associação é liderada por Catarina Ramos da Silva, de 65 anos, que também é a responsável por transmitir o conhecimento das técnicas para elaboração das pelas às mulheres locais. Segundo ela, cerca de 15 mulheres produzem artesanatos e acessórios, a partir da fibra de aguapé, atendem encomendas (bolsas, brincos, cintos, chapéus, tapetes e entre outros), já possuem como meta abastecerem o mercado e participarem de feiras e exposições.

“O artesanato vai dar mais independência para as mulheres e ajudar na renda da família. Quero deixar meu conhecimento pra elas”, afirma a presidente da associação. Além disso, dona Catarina destaca que é uma forma das ribeirinhas deixarem as atividades de risco – a coleta de iscas, por exemplo –, conquistarem maior autonomia financeira e darem melhores condições para família.

No que diz respeito às dificuldades para criação da associação, juntamente com a irmã, Eliane Aires, dona Catarina destacou o empenho da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral Corniglian, que juntamente com representantes do Ministério Público e Justiça Federal, facilitaram o entendimento e a resolução dos processos burocráticos.

O diretor presidente da ECOA, André Luiz Siqueira, participou da cerimônia de lançamento da associação e ressalta a importância da união dessas mulheres, pois elas são grandes responsáveis pelo bem estar e a geração de renda das famílias ribeirinhas. “Elas compartilham o sonho de ampliar a produção desses artesanatos, fortalecendo a união e trazendo melhorias para comunidade. Esperamos que através da formalização do grupo elas consigam colocar em prática todos os ideais”, destaca André Siqueira.

Veja a página no Facebook da Associação das Mulheres Artesãs da Barra do São Lourenço – Renascer

Saiba mais sobre a “Expedição da Cidadania”

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog