Mulheres pantaneiras se organizam

2 minutos de leitura
Votação de Aprovação da Diretoria.

 

 

No ultimo dia 11 foi criada a Associação de mulheres de Porto Esperança, uma comunidade tradicional nas margens do rio Paraguai, a jusante de Corumbá, MS. Apesar de a comunidade – conta com cerca de 70 famílias – ter uma ativa associação de moradores, as mulheres decidiram organizar-se autonomamente para trabalhar por interesses gerais das famílias, mas também interesses  específicos, das próprias mulheres. Seu propósito é atuar em sinergia com a Associação de Moradores.

Neste dia, reuniram-se em uma das salas de aula da Escola Municipal Polo Porto Esperança e Extensões, 11 mulheres da comunidade, interessadas em compartilha da iniciativa de lideranças locais e compor o núcleo de associadas.

Por duas horas e meia, discutiram suas necessidades e a importância de se organizarem politicamente para somar forças a Associação de Moradores do Porto Esperança, nas reivindicações básicas para melhoria de vida da comunidade.

O processo contou com a assessoria da Universidade Federal de Mato grosso do Sul através de Aurélio Briltes (Advogado e Professor do Curso de Direito da UFMS- Fadir) e da Ecoa, representada por Nathália Eberhardt Ziolkowski. Foram lidos e aprovados o Estatuto da Associação, bem como a Ata de Fundação constando da primeira diretoria eleita e votação do nome da Associação.

 

Aprovada por unanimidade, as participantes elegeram Natalina Silva de Oliveira Mendes como Presidenta, sendo sua Vice-Presidenta a moradora Jorgina de Almeida.

Saiba mais sobre Porto Esperança. 

 

Natalina - 1ª Presidenta da Associação de Mulheres Ribeirinhas do Porto Esperança.
Natalina – 1ª Presidenta da Associação de Mulheres Ribeirinhas do Porto Esperança.

 

Jorgina - 1ª  Vice-Presidenta da Associação de Mulheres Ribeirinhas do Porto Esperança.
Jorgina – 1ª Vice-Presidenta da Associação de Mulheres Ribeirinhas do Porto Esperança.

 

Votação de Aprovação da Diretoria.
Votação de Aprovação da Diretoria.

 

Reunião das mulheres do Porto Esperança.
Reunião das mulheres do Porto Esperança.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog