////

Novos cenários – Associação de Moradores da Barra do São Lourenço elege nova diretoria

3 minutos de leitura
Associação de Moradores se reúne para eleger nova diretoria na Barra do São Lourenço
Associação de Moradores se reúne para eleger nova diretoria na Barra do São Lourenço

A comunidade da Barra do São Lourenço, localizada a cerca de 210 km do município de Corumbá, MS, elegeu nova Diretoria para a Associação de Moradores durante Assembleia Geral ordinária realizada no mês de agosto. O emposse preenche a lacuna de representatividade das famílias nos processos políticos organizacionais e implica na retomada de importantes ações para melhoria das condições de vida na região.

Um dos processos que devem ser acompanhados é o da construção de uma nova escola para atender a comunidade, a proposta de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) junto a sociedade e órgãos responsáveis, além da revisão do Plano de Manejo do Parque Nacional (PARNA) do Pantanal Matogrossense.

“Durante a última gestão, houve uma fragilidade no processo associativo e nos dois últimos anos, a comunidade esteve frente aos problemas ocasionados por isso. Agora, há um amadurecimento sem igual desde que a Ecoa acompanha há 13 anos”. André Luiz Siqueira, diretor presidente da Ecoa.

A nova Diretoria da Associação – que foi fundada em 2006 – é composta pela presidenta Roseane Farias de Souza, vice-presidenta Joana Batista Gomes, secretária Maria Aparecida e tesoureiro Rosinei e no Conselho Fiscal, por Thiago da Silva Bastos e Sidney Marques. Segundo eles, este novo passo retomará o respeito da comunidade com parceiros que ao longo de sua constituição, junto a Ecoa, ajudaram a quebrar a invisibilidade das famílias ribeirinhas e que deve fortalecer a atração de políticas públicas básicas para o território.

Em agosto, a presidenta também se reuniu com o trade turístico de Corumbá, que tem forte promoção no desenvolvimento econômico da região. A intenção é que estabeleçam parcerias duradouras, para fortalecer as atividades econômicas da comunidade,  visto que grande parte da renda das famílias é proveniente do turismo de pesca, além de melhorar aspectos da venda de iscas-vivas e outras atividades extrativistas.

Dentro do Projeto ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis), realizado em conjunto a organizações da Bolívia e apoio da União Europeia, são trabalhadas as ações de fortalecimento dos grupos associativos – chave para o desenvolvimento das cadeias produtivas sustentáveis, conservação ambiental e das populações – com aporte na tecnologia social e certificada da Ecoa: Desenvolvimento Integral de Comunidades – DICOM.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog