Menu

Ecoa realiza oficinas de capacitação – “Reaprendendo com os Ciclos Hidrológicos do Pantanal”

Oficinas tem o objetivo de ensinar as comunidades a utilizarem das ferramentas oficiais que disponibilizam informações sobre eventos climáticos

oficinaportomurtinho (2)
Publicado em 2 de outubro de 2017 às 19:39 Compartilhar:
Oficina em Porto Murtinho

Oficina em Porto Murtinho

Esta semana, as consultoras da Ecoa Vanessa Spacki, Nathalia Ziolkowski e Vivian Almeida realizam as oficinas de capacitação “Reaprendendo com os Ciclos Hidrológicos do Pantanal“, do projeto “Prevenção, Mitigação e Adaptação para comunidades pantaneiras frente aos eventos climáticos extremos”, que tem por objetivo ajudar as comunidades a entenderem as informações oficiais disponíveis sobre os eventos climáticos, para que possam se prevenir de grandes desastres. Serão realizadas em Porto Murtinho, Aquidauana e Ladário, Mato Grosso do Sul e já aconteceram em Cáceres e Barão de Melgaço, Mato Grosso, no mês de julho.

O projeto tem como objetivo estruturar e implementar um Sistema de Comunicação e Alerta Permanente para difusão de informações acerca de eventos climáticos extremos no Pantanal, com base no saber da população local e no conteúdo disponibilizado por ferramentas oficiais em funcionamento.

Em setembro, foi realizado o Simpósio Clima Pantanal, que compõe uma das etapas do projeto, onde foram apresentados os dados e levantamentos de campo que ajudam no desenvolvimento deste sistema preventivo. Além disso, está disponível para download, a cartilha “Reaprendendo com os ciclos hidrológicos do Pantanal”, utilizada nas oficinas e entregue as comunidades da região pantaneira.

Também são resultados do projeto de Prevenção, Mitigação e Adaptação:

- Casas adaptadas para comunidades pantaneiras frente a eventos climáticos extremos

- Publicação: Plano de Prevenção e Mitigação

- Oásis – Um programa para proteção de polinizadores e geração de renda de famílias ribeirinhas e de assentamentos rurais

Compartilhar: