/////

Novos caminhos para a conservação da natureza

2 minutos de leitura
Diretor científico da Ecoa, Rafael Chiaravalloti na comunidade da Barra do São Lourenço durante processo de coleta de dados sobre uso dos recursos (Foto: André Restel)
Diretor científico da Ecoa, Rafael Chiaravalloti na comunidade da Barra do São Lourenço durante processo de coleta de dados sobre uso dos recursos (Foto: André Restel)
Rafael Chiaravalloti na Barra do São Lourenço durante processo de coleta de dados sobre uso dos recursos (Foto: André Restel)

Diretor Científico da Ecoa, Rafael Chiaravalloti, e Mark Dyble, da Universidade de Cambridge, mostraram que comunidades de pescadores no Pantanal compartilham quaisquer informações sobre as áreas de pesca com outros comunitários, gerando um ambiente altamente cooperativo. Os pesquisadores mostraram que esse alto nível de cooperação é devido a imprevisibilidade dos recursos. Como aponta Rafael Chiaravalloti, “o sistema funciona como uma loteria em que cada um acrescenta um número (que seria alguma informação onde está o peixe). Juntos, eles montam uma aposta certeira e dividem o prêmio (peixe)”.

Esses achados desafiam teorias clássicas de uso sustentável que predizem que, para que um ambiente não seja danificado, é preciso que as famílias dividam as áreas de uso. Caso isso não ocorra, o resultado seria a “tragédia dos comuns”. Ou seja, o colapso tanto dos recursos como da comunidade. No entanto, em casos como o Pantanal, o compartilhamento das informações e das áreas de pesca são maneiras que fazem o ambiente ter um uso sustentável. Esses novos achados devem ser incluídos nas ferramentas de conservação da natureza para que proteja tanto a natureza como as comunidades.

Os pesquisadores também defendem a criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) na região para que esse sistema, altamente cooperativo de utilização de recursos, seja preservado.

O artigo intitulado “Limited open access in socioecological systems: How do communities deal with environmental unpredictability?” pode ser acessado gratuitamente na página da revista Conservation Letters através do link.

 

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog