/

Professores participam de formação sobre diálogo intercultural e educomunicação

2 minutos de leitura

 

 

DSC_0039

Diversidade cultural, meio ambiente e educomunicação foram as temáticas da formação oferecida para os 40 professores de 5 escolas municipais (4 escolas municipais indígenas de Miranda e 1 escola municipal rural de Corumbá). Neste primeiro encontro, realizado no dia 20 de agosto, em Miranda -MS, os participantes conheceram mais sobre os biomas Cerrado e Pantanal, tendo como fio condutor o tema água e bacia hidrográfica. Também foram compartilhadas algumas metodologias para serem desenvolvidas em sala de aula.

Após refletir sobre os conceitos ambientais apresentados os professores iniciaram a produção do zine, uma ferramenta da educomunicação. O zine pode ser trabalhado individualmente ou em grupo. Optamos pela produção coletiva, pois é onde surge uma diversidade de ideias que se complementam.

Segundo os professores, o primeiro encontro foi muito produtivo e destacaram “a importância de conhecer as características ambientais e sociais da região através do meio ambiente”. Além  da “troca de saberes e o conhecimento da realidade dos outros povos” e “o dialogo intercultural”.

A formação é uma das ações da proposta arranjo colaborativo desenvolvido entre ECOA e IPEDI (Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural), via projeto “Lendas, causos e contos: um resgate das histórias dos povos do Pantanal e Indígenas do Cerrado”, que conta com o apoio da Brazil Foundation, das Secretarias municipais de Educação de Miranda e de Corumbá e do IAPEC (Instituto de Apoio e Proteção a Pesquisa, Educação e Cultura).

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog