//////

Projeto ECCOS: Identificação dos territórios extrativistas presentes na borda oeste do Pantanal

1 min de leitura
Identificação no mapa dos territórios de uso de recursos naturais

Rafael Chiaravalloti, especialista em áreas protegidas e também diretor científico da Ecoa, esteve nas comunidades do São Francisco e Paraguai Mirim – as duas localizadas a 140 km do município de Corumbá, na região de confluência do rio Paraguai e seu “braço”, o Paraguai-Mirim -, no mês de junho, para realizar junto as famílias que há muito vivem na região, a identificação dos territórios de uso de recursos naturais.

A proposta é celebrar os meios de vida sustentáveis através da conexão dos territórios extrativistas entre Pantanal e Cerrado. Esta é mais uma das ações do Projeto ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis), que conta com o apoio financeiro da União Europeia e é coordenado pela Ecoa na porção brasileira.

 

O mesmo processo ocorreu com a Comunidade da Barra do São Lourenço, dando base a uma proposta de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), com acompanhamento do Projeto GEF-Terrestre. A RDS é uma categoria de unidade de conservação que permite os usos tradicionais pela comunidade sem eventuais necessidades de desapropriação.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog