//

Quanto valem os insetos polinizadores?

4 minutos de leitura

Resumo (Abstract) de artigo de 2009, com tradução livre adaptada, via Blog Alcides Faria.

“Há evidências crescentes de declínio de polinizadores em todo o mundo e as consequências em muitas áreas agrícolas podem ser significativas”. Nicola Gallai, Jean-Michel Salles, Josef Settele, Bernard E. Vaissière, pesquisadores da França e Alemanha, avaliaram estas consequências medindo:

1) a contribuição da polinização por inseto para o valor econômico da produção agrícola mundial e
2) a vulnerabilidade da agricultura mundial diante ao declínio dos polinizadores.

Usaram uma abordagem bio-econômica, que integrou a taxa de dependência dos polinizadores para a produção, para as 100 culturas utilizadas diretamente para a alimentação humana em todo o mundo, conforme lista da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

O valor econômico total da polinização no mundo foi de 433 bilhões de reais, o que representou 9,5% do valor da produção agrícola mundial usada para alimentação humana em 2005. Em termos de bem-estar, a perda de excedente para o consumidor foi estimada entre 537 e 877 bilhões de reais.

Legumes e frutas foram as principais categorias de culturas em valor de polinização por insetos, com cerca de 141 bilhões de reais cada, seguidas de cultivos de óleos comestíveis, café/chá/cacau (culturas estimulantes), nozes e especiarias. O valor de produção de uma tonelada das categorias de cultivo que não dependem da polinização por insetos foi, em média, de 427 reais, enquanto que daquelas que dependem de polinização a média foi 2.700 reais.

A taxa de vulnerabilidade foi calculada para cada categoria de culturas nas escalas regional e mundial como a razão entre o valor econômico da polinização e o valor total atual da cultura. Esta relação variou consideravelmente entre as categorias de culturas e houve uma correlação positiva entre a taxa de vulnerabilidade ao declínio de polinizadores de uma categoria de cultivo e seu valor por unidade de produção.

Olhando para a capacidade de nutrir a população mundial, após a perda de polinizadores, a produção de 3 categorias de safras – frutas, verduras e estimulantes – estará claramente abaixo do nível de consumo atual em escala mundial e ainda mais para certas regiões como a Europa.

No entanto, embora nossa avaliação demonstre claramente a importância econômica dos insetos polinizadores, ela não pode ser considerada como um cenário, uma vez que não leva em conta as respostas estratégicas dos mercados.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog