Registros de agrotóxicos aumenta nos últimos 13 anos

2 minutos de leitura
(FOTO: CREATIVE COMMONS / WUZEFE)

Aumento da liberação de agrotóxicos: Os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresentaram dados sobre o aumento da liberação de agrotóxicos nos últimos anos. Somente em 2018 foram aprovados 450 registros de produtos desta natureza. Nos anos anteriores, como 2005, foram registrados 91 produtos. Já em 2015, foram contabilizados 139 registros.

Governo favorável ao agrotóxico: O governo de Michel Temer (MDB) foi responsável pelo impulso do agrotóxico nesses último dois anos, no entanto a gestão do atual presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem apresentado um cenário positivo ao uso desses produtos agrícolas. O governo aprovou nos dois primeiros meses de 2019 o registro de 74 produtos ligados a agrotóxicos. Destes, 58 já tiveram o aval formalizado no Diário Oficial da União, sendo que 21 são considerados extremamente tóxicos; 11, altamente; 19, mediamente; e 7, pouco tóxicos.

Avaliação de danos: Para um agrotóxico ser liberado é necessária a avaliação de três órgãos – Agricultura, que avalia a eficácia dos produtos; Anvisa, que avalia a toxicidade; e Ibama, que analisa riscos ao ambiente. De acordo com o consultor da Confederação de Agricultura e Pecuária Reginaldo Minaré, a pressão por mudanças na lei pode ter influenciado o aumento de registros, mas pontua que o processo de avaliação ainda é lento.

Para ler a matéria completa da Folha de São Paulo, acesse o link.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog