Revista enfoca boas práticas na gestão de UCs

3 minutos de leitura

 

ICMBio

Como superar os desafios de administrar com efetividade parques e reservas naturais no Brasil? A segunda edição da revista Boas Práticas na Gestão de Unidades de Conservação, cujo pré-lançamento ocorreu no início deste mês na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó (SP), aponta alguns caminhos.

Ela traz matérias que mostram como soluções simples podem ter grande impacto no dia a dia da gestão das áreas protegidas e de que forma elas têm contribuído para a implementação e desenvolvimento das unidades de conservação (UCs) Federais.

A publicação bilíngue (português/inglês) é uma iniciativa do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e faz parte do projeto “Motivacão e Sucesso na Gestão de UCs”.

Apoiada pela Gordon and Betty Moore Foundation, parceiros de longa data neste projeto, a revista busca mostrar de que maneira problemas bastante comuns em UCs, como fogo florestal, mau uso do solo, invasões, caça e extração ilegais, entre outros, foram enfrentados a partir de inovações trazidas por gestores e parceiros dessas unidades.

São 36 casos sistematizados numa linguagem simples e direta com o objetivo de reconhecer o trabalho executado pelos gestores e também de ser um instrumento informativo e inspirador para outras UCs.

Entre as histórias contadas na revista, muitas das chamadas “boas práticas” surgiram a partir de processos formativos – o que demonstra a importância do investimento na capacitação dos gestores – e de parcerias com empresas, organizações e comunidades.

Os casos relatados na revista têm como ponto comum o entendimento pelos gestores e parceiros de que as UCs brasileiras devem ser administradas em conjunto com a sociedade e para a sociedade, fortalecendo os instrumentos de gestão e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc).

Primeira e segunda edição da revista disponível para download aqui.

Serviço: Para obter informações e exemplares da revista, entre em contato com o Instituto IPÊ pelo site www.ipe.org.br ou e-mail ipe@ipe.org.br

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog