Sesc Pantanal

5 minutos de leitura
Foto: Sesc Pantanal

O Brasil dispõe de um dos mais expressivos empreendimentos voltado à causa ambiental. Atuando em várias frentes de proteção da biodiversidade, incluindo a educação ambiental, o Projeto SESC Pantanal, mantido pelo Serviço Social do Comércio , está se convertendo em modelo de educação, de preservação da natureza, de pesquisa científica e de ecoturismo.

A Estância Ecológica SESC Pantanal está situada nos municípios mato-grossenses de Poconé e Barão de Melgaço. Singular em sua organização, atua com nativos, com a comunidade indígena, com pesquisadores, universidades, institutos de pesquisas e organizações não governamentais. A tônica é a sustentabilidade ambiental. O compromisso é com a melhoria da qualidade de vida dos que habitam ou trabalham no pantanal.

A pesquisa no Projeto SESC Pantanal amplia os conhecimentos técnico-científicos necessários a uma gestão ecológica sustentada. Para isto foram estabelecidas parcerias com universidades federais, com a Embrapa e com Organizações Não governamentais em diversos estudos e pesquisas avançados sobre a fauna, flora, recursos hídricos, solos, clima, turismo, organização social, meio ambiente e educação ambiental.

A presença do SESC na proteção da biodiversidade no Pantanal, um dos estuários mais ricos do planeta, está em sintonia com o chamamento feito aos empresários do Comércio e da Indústria por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, a RIO – 92, no sentido de “reconhecer o manejo do meio ambiente como prioridade e fator determinante, essencial ao desenvolvimento sustentável. Desenvolver uma consciência ética e ambientalista na tomada de decisões em relação ao patrimônio natural…”.

O trabalho em execução na Estância introduz novos conceitos às tradicionais políticas de bem-estar social, fortalecendo a temática ambientalista com ações educativas, sociais e de lazer e, o mais promissor, com incentivos aos sistemas de negócios e de produção sustentáveis.

Integra-se, assim, o SESC aos demais segmentos da sociedade organizada, às políticas governamentais e privadas, em torno de um amplo projeto destinado a acelerar a formação de uma consciência pública ambientalista, combinando e promovendo idéias e iniciativas, umas simples outras arrojadas, mas todas com o teor de mudanças e de progressos.

A atividade sócio-ambiental da Estância alcança as comunidades rurais, ribeirinhas e urbanas, próximas ou dentro do Pantanal Norte. Sempre com total respeito às tradições e manifestações culturais e ao modo de vida dessas populações, vai se desenhando no Pantanal mato-grossense um empreendimento capaz de acumular, gerar e distribuir conhecimentos e experiências para as gerações futuras.

As construções e instalações da Estância Ecológica SESC Pantanal privilegiam soluções de baixo impacto ambiental ou ecologicamente corretas como: energia solar, telhado verde, coletores solares, aproveitamento de águas de chuva, (re)uso da água, estações de tratamento de esgoto, estações de tratamento de água, compostagem do lixo orgânico, madeiras de manejo florestal ou de florestamento legal, abafadores ou controle de ruídos, reciclagem do lixo, vala séptica.

A Estância é composta de cinco frentes operacionais com missões específicas, mas todas integradas visando o desenvolvimento sustentável, a preservação e a educação ambiental, a pesquisa científica e o ecoturismo social.

Uma das frentes é a reserva ecológica, a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do País – RPPN SESC Pantanal, com 106.000 ha. As Reservas Particulares do Patrimônio Natural são áreas de conservação da natureza em propriedades privadas. A existência de uma RPPN é um ato de vontade, o proprietário é que decide se quer fazer de sua propriedade, ou de parte dela uma RPPN, sem que isto acarrete perda do direito de propriedade. A RPPN é para sempre. Ela é gravada em caráter perpétuo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog