/

Sustentabilidade ambiental em comunidades ribeirinhas tradicionais

3 minutos de leitura

sustentabilidade-ambiental-em-comunidades-ribeirinhas-tradicionaisA sustentabilidade ambiental em comunidades ribeirinhas tradicionais adquire um caráter de extrema importância para o entendimento dessa questão que se manifesta no cotidiano de comunidades. Assim, esta pesquisa foi realizada junto aos moradores de comunidades ribeirinhas do rio Cuiabá, no município de Santo Antônio de Leverger, no estado do Mato Grosso.

Seu objetivo foi o de desvendar o modo como os ribeirinhos representam as suas relações sociais com o mundo natural na sustentabilidade ambiental, e como essas representações são atualizadas em sua vida cotidiana. Para atingir o objetivo foi necessário compreender como os ribeirinhos se situam no universo socio-ambiental. O trabalho se inicia, portanto, com uma contextualização sobre os conceitos, definições e relações de sustentabilidade.

Em seguida, aborda o saber local como um processo de investigação e recriação, e as contextualizações em torno do conhecimento natural. O procedimento metodológico foi sem dúvida o grande desafio em razão da necessidade de se utilizar informações sobre as complexas interrelações de sustentabilidade ambiental, o que direcionou e remeteu à algumas reflexões sobre o alcance da problemática e das possíveis soluções que efetivamente pode-se aplicar. Assim foi que optou-se pelo estudo de caso, adotando o modo fenomenológico na pesquisa realizada nas comunidades de Miguel Velho, Engenho Velho, Varginha, Poço e Barranco Alto.

No desenvolvimento da pesquisa evidencia-se uma proximidade muito grande entre os domínios da natureza e da cultura, onde o processo produtivo gira principalmente, em torno da pescaria e da produtividade agrícola, determinando o tempo e o espaço de acordo com os ritmos climáticos locais, e resgata-se alguns valores do uso dos recursos naturais nas comunidades estudadas, que não se diferenciam nos processos de relação com o ambiente, revelando os usos que fazem da natureza com os animais, as plantas e o espaço de um modo geral. O uso da biodiversidade é revelado onde o pensamento e o comportamento dos ribeirinhos das comunidades estudadas em seu cotidiano contribuem de forma efetiva para a compreensão mais ampla da cultura do ribeirinho das comunidades do rio Cuiabá, em Santo Antônio de Leverger.

Autora: VERA LÚCIA GUARIM

Faça o download do artigo: Sustentabilidade ambiental em comunidades ribeirinhas tradicionais

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog