//

Tecnologia social desenvolvida pela ECOA aponta caminhos sustentáveis para o Pantanal e Cerrado

3 minutos de leitura

Responsável por 22% do PIB brasileiro, o setor do agronegócio é carimbado como vocação do país pelas condições favoráveis de solo, clima e água entre outros fatores que favorecem a produção. Números que não revelam os gargalos que o Brasil enfrenta para garantir esses mesmos recursos as próximas gerações.
Em meios a conflitos de interesses dos mais diversos segmentos ligados ao setor, pesquisadores do Centro de Tecnologia e Análise do Agronegócio (CeTeAgro) da Universidade Católica Dom Bosco criaram um espaço de debate dentro da academia para discutir os caminhos do desenvolvimento do agronegócio em Mato Grosso do Sul em busca de caminhos que conciliem crescimento econômico e preservação de recursos naturais.

No último dia 27 de agosto, o presidente da Ecoa, André Siqueira, foi um dos convidados no debate “Pantanal: entre preservação e desenvolvimento”, onde apresentou a tecnologia social “Desenvolvimento Integral de Comunidades (DICOM)” desenvolvida pela ECOA há cerca de dez anos com comunidades de pescadores e isqueiros na região de Corumbá.

De acordo com Siqueira, “o desenvolvimento não é algo dicotômico, mas inerente a preservação ambiental”. Com um trabalho socioambiental focado em comunidades ele mostrou como é possível, por meio de metodologias reaplicáveis, levar o desenvolvimento econômico a comunidades e ao mesmo tempo proteger a biodiversidade.

O DICOM garantiu visibilidade as comunidades que trabalham com a conservação pelo uso que ganharam o reconhecimento legal da categoria. Organizados, hoje eles lutam contra as pressões que sofrem de outros grupos que queiram comprometer sua dinâmica de vida regida pelas águas do Pantanal e sua existência.

Debates CeTeAgro

De agosto a novembro profissionais de diferentes campos do conhecimento realizam palestras abertas e gratuitas para informar e manter a atenção do público sobre temas conflitantes com destaque para discussões de alto nível. Os debates acontecem no anfiteatro da Biblioteca da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) a partir das 14h.

Confira a programação:

• 18 de Setembro de 2015: “Reforma Agrária: Solução ou problema?”
• 29 de Outubro de 2015: “Cana-de-Açúcar e seus derivados: oportunidade de desenvolvimento para o Mato Grosso do Sul?”
• 26 de Novembro de 2015: “Cerrado: oportunidade para o desenvolvimento sustentável”

Em caso de dúvida ou esclarecimentos entrar em contato direto com o CeTeAgro pelo telefone (67) 3312 3913, pelo e-mail cereda@ucdb.br ou vilpoux@ucdb.br.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog