Menu

Transparência: BNDES e TCU apresentam resultado de audiência pública

Serão apresentadas as contribuições da sociedade para ampliar a transparência na divulgação das operações do banco

BANNER BNDES para o nosso portal
Publicado em 22 de novembro de 2018 às 19:48 Compartilhar:

BANNER BNDES para o nosso portalO Tribunal de Contas da União (TCU) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promovem no próximo dia 27, às 9h30, na sede do Tribunal, em Brasília, o seminário “Fortalecendo a transparência no BNDES: contribuições da sociedade e cooperação técnica com o TCU”. O objetivo é apresentar o resultado da audiência pública promovida pelas duas instituições no dia 21 de agosto.

Realizada na sede do banco, no Rio de Janeiro, a audiência buscou obter contribuições da sociedade para ampliar ainda mais a transparência na divulgação das operações do banco, aprimorando o painel de dados disponível no Portal da Transparência do BNDES. As sugestões foram feitas presencialmente e online. Participaram servidores, profissionais liberais e integrantes de entidades privadas, de organizações não governamentais e de instituições federais e financeiras.

Agora, além das sugestões do público, serão apresentadas também as melhorias promovidas no painel em função dos resultados obtidos no evento de agosto. Será divulgado, ainda, o plano para a implantação das propostas e assinado um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições para o intercâmbio de tecnologias, conhecimento, informações e base de dados. Já estão confirmadas as participações dos presidentes do BNDES, Dyogo Oliveira, e do TCU, ministro Raimundo Carreiro, além do ministro-substituto Augusto Sherman e de diretores do banco. Ainda é aguardada a confirmação da presença do ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário.

Histórico

Tanto os eventos quanto o painel desenvolvido conjuntamente pelo BNDES e pelo TCU são resultado de uma trajetória que começou em 2014, a partir de um levantamento de auditoria (TC 007.481/2014-4), de relatoria do ministro-substituto Augusto Sherman, que tinha como objetivo compreender as operações financeiras do banco e mapear, a partir de critérios econômicos, geográficos, de grupo empresarial e outros, a aplicação dos recursos a ele disponibilizados.

Desse trabalho, surgiu um painel desenvolvido pelo TCU, o qual foi apresentado ao BNDES em maio deste ano em reunião na sede do Tribunal, em Brasília, com a presença do presidente do banco, Dyogo Oliveira. Nesse mesmo dia, a equipe da instituição financeira falou da plataforma que também vinha desenvolvendo e de sua nova postura de transparência. Assim, decidiu-se que o BNDES iria incorporar os roteiros de pesquisa constantes do painel desenvolvido pelo Tribunal, convergindo os dois para um só. Também foi discutida nessa ocasião a realização de uma audiência pública e de um seminário para apresentação do painel de informações à sociedade.

Serviço

Fortalecendo a transparência no BNDES: contribuições da sociedade e cooperação técnica com o TCU

Dia 27 de novembro, das 9h30 às 12h

Auditório Ministro Pereira Lira – sede o TCU, Brasília

Faça sua inscrição no evento aqui.

Compartilhar: