//

Abelhas nativas do Brasil: conheça seis delas!

7 minutos de leitura
3
abelhas nativas

Por Programa Nacional Abelhas Nativas

As abelhas nativas ou abelhas sem ferrão (ASF) já viviam no Brasil muito antes das espécies estrangeiras aportarem por aqui. Também conhecida como “melíponas”, elas povoam diversos biomas do território brasileiro com mais de 300 espécies. Elas se alimentam do pólen que tiram das flores e formam seus ninhos em buracos ocos de troncos das árvores.

As abelhas nativas são muito dependentes da preservação da mata em que estão e uma colônia pode até morrer se for retirada da árvore em que está instalada. Por isso, a vida de nossas abelhas está ameaçada pelo desmatamento. Uma das alternativas para a conservação das espécies nativas está na meliponicultura, que garante a criação racional de abelhas sem ferrão.

Leia também: Neonicotinóides – mel do mundo inteiro contaminado com agrotóxicos

No Brasil, estados como o Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco, entre outros do Nordeste brasileiro, possuem polos bem sucedidos de meliponicultura. Entre as espécies de abelhas nativas exploradas encontramos a tiúba, a jandaíra e a uruçu. A jataí, marmelada, mirim-guaçu, mirim-preguiça, iraí e mandaguari também são comuns em meliponários.

Conheça outros tipos de abelhas nativas e suas especificidades:

Melipona scutellaris
Melipona scutellaris

Melipona scutellaris – Uruçu, urussu, urussu-boi, irussu, eiruçu, iruçu: são abelhas grandes, famosas por seu porte avantajado. Essas abelhas nativas polinizam culturas de abacate, pimentão e pitanga e são encontradas na região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe). Na Bahia é uma espécie bastante explorada devido a facilidade de criação e a excelente produção de mel. Embora seja uma espécie que esteja sendo amplamente distribuída para além de suas áreas limites por meio do tráfego ilegal, é reconhecida como ameaçada de extinção nas suas áreas de distribuição natural (Fragmentos de mata atlântica do Nordeste);

Melipona quadrifasciata
Melipona quadrifasciata

Melipona quadrifasciata – Mandaçaia, mandassaia, mandasái, manassaia, amanassaia: as subespécies se adaptam muito bem às regiões sul e sudeste do país, e têm grande incidência em toda a costa atlântica. É uma abelha robusta e que poliniza culturas de abóbora, pimentão, pimenta-malagueta e tomate;

Melipona fasciculata
Melipona fasciculata

Melipona fasciculata – Uruçu-cinzenta, tiúba, tiúba-grande, jandaíra-preta-da-Amazônia: São também excelentes produtoras de mel. Há registros de colônias dessas abelhas nativas que estocaram até 12 litros de mel. Encontrada no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil (Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Tocantins). São importantes na polinização do açaí, berinjela, tomate e urucum;

abelhas nativas
Melipona rufiventris

Melipona rufiventris – Uruçu-Amarela, tujuba, tujuva: é comum nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, São Paulo, Tocantins. O mel dessas abelhas nativas é muito saboroso, por isso muito procurado. Dependendo do tamanho da colônia, e em uma área de boa florada, conseguem produzir até 10 kg de mel ao ano. É uma espécies reconhecida como ameaçada de extinção porque suas áreas naturais de distribuição (cerradão) estão desaparecendo;

abelhas nativas
Nannotrigona testaceicornis (Foto: Cursos CPT)

Nannotrigona testaceicornis – Iraí: abelha indígena, pertencente a tribo dos Trigonini, encontrada principalmente em zonas tropicais (Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo). Também constrói ninhos em muros de concreto, blocos de cimento e tijolos. Essas abelhas nativas se adaptam bem à áreas urbanas;

abelhas nativas
Tetragonisca angustula

Tetragonisca angustula – Maria-seca, virginitas, virgencitas, angelitas, abelhas-ouro, mariita, mariola, jataí, españolita, ingleses, mosquitinha-verdadeira, my-krwàt, jimerito, ramichi-amarilla, moça-branca, jatahy-amarello, trez-portas, jatihy, jatai-piqueno, jatay, jaty, jatahy, mosquito-amarelo: abelha indígena, pertencente a tribo dos Trigonini, amplamente distribuída na América tropical (Brasil, Bolivia, Colombia, Equador, Peru, Venezuela, Guianas, Suriname, Honduras, Nicaragua, Guatemala, Panamá, Costa Rica, México).

Essas abelhas nativas se adaptam bem a ambientes urbanos. Talvez seja a espécie mais criada racionalmente pela facilidade de adaptação em caixas e porque requer pouco espaço. Seu mel é denso e muito apreciado. A sabedoria popular indica este mel para o tratamento de visão.

abelhas nativas

A importância de meliponicultura

Por meio da criação de abelhas nativas sem ferrão é possível produzir vários tipos de mel e ainda contribuir para a conservação das diferentes espécies. A atividade auxilia no equilíbrio biológico dos biomas brasileiros e na preservação de espécies vegetais.

A meliponicultura também é sustentável e altamente adaptável a comunidades tradicionais, assentamentos e cooperativas agrícolas. Quer saber mais sobre as ASF e como conservá-las? Acesse o site do (PNAN) e acompanhe as ações realizadas em prol da conservação das espécies. Acompanhe também nossa página no Facebook.

3 Comments

  1. Tenho 60.000 mts de mata atlântica secundária em Jarinu SP e preservo, mesmo cercado por condomínios. Tem Urussuí cinza e amarela nós troncos, Jataí e Iraí em paredes de blocos e cupinzeiros. Como preservar e ou cultivar essas colônias?

  2. A criação racional das Abelhas Nativas sem ferrão além de ser um explendido meio de preservação do Meio Ambiente trará ao executor diversas vantagens dependendo do seu perfil as quais vão desde o prazer até o resultado pecuniário.

  3. Olá , estou desorientada, tem um tipinho preto de abelhas dentro da minha casa principalmente na cozinha copa aonde eu tem várias frutas expostas e elas estão em um grupo voando pra lá e pra cá, nessa área, eu já acendi incenso pra ela sairem e passei encano chão mas não tem jeito, como elas não picam estou deixando, até mel coloquei do lado de fora mas não saem e eu não sei o nome e nem como tirá-las daqui, não quero de maneira alguma machucalas…são miúdas , não tem um centímetro e pretas , né ajudeee por favor ? obrigada

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog