/

Economia Solar

4 minutos de leitura
usinas solares
Base da Ecoa e o sistema fotovoltaico que abastece o local. Foto: Cleberson Bervian

Usinas solares reduzem a emissão de gases do efeito estufa e geram menos danos ambientais do que outras fontes de energia, como hidrelétricas.

  • A Ecoa coordenou projetos para instalação de usinas solares de porte médio no Pantanal;
  • Antes da energia solar, comunidades no Pantanal utilizavam geradores movidos a óleo diesel;
  • Cada gerador queimava em média 18 litros de óleo diesel por dia e com a energia solar foi possível economizar 26.280 litros de combustível por gerador;

 

Usinas Solares reduzem a emissão de gases do efeito estufa, melhoram as condições de vida das comunidades e geram menos gastos. A Ecoa, nos últimos quatro anos, elaborou e coordenou o projeto para instalação de três usinas solares de porte médio no Pantanal. Antes da energia fotovoltaica, as comunidades utilizavam geradores.  

Cada gerador queimava em média 18 litros de óleo diesel por dia. Com as placas solares, nos últimos quatro anos, economizou-se 26.280 litros de diesel por gerador. Ao total, a instalação das três usinas foi responsável por economizar 78.840 litros de combustível. Isso significa que mais de R$140 mil reais foram poupados por gerador nos últimos anos. 

Energia fotovoltaica é realidade no Pantanal. Foto por Iasmim Amiden

As usinas foram instaladas na comunidade de Paraguai Mirim, Barra de São Lourenço e na base da Ecoa, localizada na Vila Amolar. Dessa forma, 28 famílias pantaneiras passaram a ter acesso à energia elétrica. Além de atender a comunidade, a usina em Paraguai Mirim abastece a Escola das Águas do local.  

A instalação das usinas reduziu a emissão de CO2. Com as placas solares, 381 toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas anualmente na atmosfera. Além de ser benéfico para o planeta, isso implica em melhores condições de saúde para a comunidade local.  

Em relação às condições de vida, o fato de haver energia fotovoltaica permite a utilização de freezer para o armazenamento de alimentos. Com o gerador era necessário preservar o alimento com sal, o que aumentou casos de hipertensão na população.  

A instalação das usinas contou com o auxílio fundamental dado por outras instituições. Na Barra de São Lourenço houve o apoio da Nexans Foundation. A usina em Paraguai Mirim também teve o apoio da Fundação, assim como do Fundo Socioambiental CASA e da Prefeitura Municipal de Corumbá através da Secretaria Municipal de Educação. 

Ilumina Pantanal e as Usinas Solares

Para levar energia elétrica para o Pantanal, foi firmada a parceria do Grupo Energisa com o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e o Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  

A iniciativa prevê que até 2022, a energia elétrica alcançará 2.167 unidades, atendendo em torno de 5 mil habitantes nos municípios sul-mato-grossenses de Corumbá, Aquidauana, Coxim, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde e Miranda. 

Nesta iniciativa, a Ecoa auxiliou no levantamento de dados sobre as famílias da região.  

Raquel Alves

Jornalista do núcleo de comunicação da Ecoa e comunicadora do projeto restauracción

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog