/////

Frutos do Pantanal e Cerrado

Por Ethieny Karen (Ecoa – Ecologia e Ação)

10 minutos de leitura
5
frutos do cerrado e pantanal

O Cerrado constitui cerca de 24% do território brasileiro, sendo o segundo maior bioma do Brasil. De todas as savanas o Cerrado é o mais rico em espécies vegetais – cerca de 11 mil. O Pantanal é formado por biomas de outras regiões do Brasil e da América Latina. Devido a este vasto recurso, podemos encontrar vários frutos deliciosos e nutritivos.

Leia também: Frutos da Terra – a produção sustentável feita por mulheres do Pantanal e Cerrado

Frutos que podem ser encontrados no Cerrado e Pantanal:

Guavira

Nome científico: Campomanesia spp

Guavira4
Foto: Arquivo Ecoa

A guavira é fruto símbolo de Mato Grosso do Sul, rica em vitamina C – vinte vezes mais do que a laranja –, além de magnésio, fósforo, cálcio, potássio, zinco e óleos essenciais. Faz parte da família Myrtaceae.

Sua frutificação ocorre entre novembro e janeiro.

A coloração da fruta é verde e amarela e é conhecida como fruta da resistência, pois apenas depois de uma estiagem e uma chuva, é que aparece o guaviral nativo. O pé de guavira vem desaparecendo ao longo dos anos, devido ao desmatamento do Cerrado.

Bocaiúva

Nome científico: Acrocomia aculeata

Foto: Jean Fernandes
Foto: Jean Fernandes

Conhecida como bocaiuva, macaúba, coco-baboso, coco-de-espinho, e etc. O fruto é importante para a fauna nativa, pois alimenta araras, cotias, capivaras, emas, antas e outros animais. Sua árvore pode chegar até 20m de altura e suas folhas podem chegar até 5m de comprimento, apresenta flores e frutos que chegam a pesar 60 quilos.

Dão frutos quando alcança entre três a cinco anos de idade. Ela é rica em vitamina A, E e C, Ômega 3, 6 e 9.

Sua frutificação ocorre entre setembro e outubro.

O óleo da amêndoa pode ser utilizado em cosméticos e margarinas. Estudos desenvolvidos no Brasil pesquisam como transformar a bocaiuva em uma fonte de combustível.

Pequi

Nome científico: Caryoca brasiliense

Foto: Jaboticaba via Freepik
Foto: Jaboticaba via Freepik

O pequi, “casca espinhenta” na língua indígena, é consumido por várias regiões do Brasil. O fruto maduro é de cor verde, e possui em seu interior um caroço revestido por uma polpa macia e amarelada – sendo a parte comestível da fruta.

Sua frutificação ocorre entre dezembro e fevereiro.

Sua polpa pode ser consumida pura, cozida ou misturada com arroz e outros alimentos. Seu gosto forte pode ser agradável ou desagradar os consumidores. A castanha torrada do pequi também é comestível.

Laranjinha-de-pacu

Nome científico: Pouteria glomerata

Foto: Paulo Robson de Souza
Foto: Paulo Robson de Souza

Conhecida como laranjinha, moranguinha, parada ou laranjinha-de-pacu. Possui altas doses de antioxidante (rica em vitamina C), ferro – mais do que um bife de fígado – e cobre. Popularmente é utilizada na prevenção de anemia e ainda no combate ao envelhecimento. Também é usada como isca para peixes.

Sua frutificação ocorre entre fevereiro e junho.

Possui um perfume agradável, suave e adocicado, já seu sabor é azedo devido a baixa percepção de açúcares – pode ser comparada ao tamarindo. A laranjinha-de-pacu pode ser consumida in natura (a fruta) e sua polpa pode ser utilizada em sucos, sorvetes, geleias e caldas. Sua casca tem coloração esverdeada ou amarelada e sua polpa é bege claro.

Jatobá

Nome científico: Hymenaea courbaril

Foto Giselda Person/TG via G1
Foto Giselda Person/TG via G1

Por ter sido utilizado em momentos de meditação dos povos indígenas, o jatobazeiro se tornou um patrimônio nacional. A origem de seu nome é tupi e significa “árvore com frutos duros”. A árvore tem amadurecimento lento, mas pode chegar a 40m de altura.

Seu período de frutificação ocorre de junho a agosto.

O jatobá é um fruto com casca dura e marrom, sua polpa é um pó verde com odor forte. Tanto a casca quanto o pó podem ser consumidos.

O fruto do jatobá é fonte de vitamina C e minerais como ferro, fósforo, potássio, magnésio e cálcio. Sua polpa é indicada para pessoas com alto grau de anemia.

Baru (castanha do cerrado)

Nome científico: Dipteryx alata

Foto: Lilian Brandt via Cerratinga
Foto: Lilian Brandt via Cerratinga

Baru ou cumbaru é um fruto que oferece muitos benefícios a saúde, principalmente para o coração. A alimentação diária dessa castanha pode ajudar a diminuir a taxa de colesterol total. Além de ser rica em ômega-6 e 9, zinco, ácido graxos, proteínas, fibras, minerais e ferro.

Seu fruto é um legume lenhoso, de cor castanha, com uma única amêndoa comestível. Sua amêndoa pode ser consumida crua ou torrada e contém um alto valor nutricional.

A frutificação do baru ocorre de outubro a dezembro.

Infelizmente, esse fruto do Cerrado está em perigo de extinção devido ao desmatamento do bioma, a extração predatória e a alta qualidade da madeira do baru.

Leia também: Baru, fruto que inspira conexão com a terra

 

Jenipapo

Nome científico: Genipa americana L.

Foto: Paulo Pedro P.R. Costa
Foto: Paulo Pedro P.R. Costa

Jenipapo, vem do Tupi-guarani e significa fruta que mancha ou para pintar. A polpa do fruto quando extraída contém um líquido que se assemelha a água, mas em contato com o ar oxida e vira uma tinta entre azul escuro ou preta. Os índios pintavam o corpo com o líquido, protegendo-se também de mosquitos.

O jenipapo se assemelha a um figo, entretanto é um pouco maior. Seu fruto é ácido se consumido ao natural, mas é utilizado na produção de licor, doces, quinino, vinho e outros. Sua polpa é marrom clara, com numerosas sementes pardas. Tem gosto doce e ácido, é suculenta e apresenta odor forte.

A frutificação do jenipapo ocorre entre outubro e fevereiro.

Rico em riboflavina e ferro, a vitamina B2 necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos e prevenção da catarata.

Mangaba

Nome científico: Hancornia speciosa

Foto: Jean Nacimento via Ficklr
Foto: Jean Nascimento via Flickr

A Mangaba é encontrada em toda região do Brasil. A mangabeira é muito resistente a terrenos áridos e com pouco nutrientes. Seu fruto em tupi significa “coisa boa de comer”, possui uma polpa branca cremosa levemente leitosa e ácida e contêm sementes achatadas no interior da polpa que são muito saborosas. Rica em Vitamina A e C, B1, B2, além de ferro, fósforo, cálcio, proteínas e fibras.

Durante o mês de outubro a dezembro ocorre a sua frutificação.

Pode ser consumida crua ou em forma de geleias, sucos, sorvete, polpas, licores e doces.

 

Referências

https://mixologynews.com.br/02/2018/mixologia/guavira-o-fruto-do-pantanal/ – Mixologynews

http://www.cerratinga.org.br/ – Cerratinga

http://pirenopolis.tur.br/turismo/gastronomia/regional/pequi – Portal do Turismo de Pirenópolis

https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/jenipapo – Portal São Francisco

https://www.mundoboaforma.com.br/11-beneficios-da-fruta-mangaba-para-que-serve-e-propriedades/ – Mundo Boa Forma

5 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog