Manejo do Baru: Despertando o Viver no Cerrado

2 minutos de leitura
extrativismo sustentável

O curso ‘Despertando o Viver no Cerrado’ é uma ação do projeto Cadeia Socioprodutiva do Baru: agregando renda às famílias agroextrativistas no MS, apoiado pela Fundação Banco do Brasil e desenvolvido pela Ecoa – Ecologia e Ação, em parceria com o CEPPEC – Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado. O curso tem como objetivo auxiliar no extrativismo sustentável por meio do manejo do baru.

Ao todo, serão 10 vídeo aulas gratuitas para aquelas pessoas que se interessam em entender como funciona o manejo sustentável do Baru, sobretudo famílias de pequenos/as agricultores/as extrativistas das comunidades atendidas pelo projeto. O conteúdo será disponibilizado semanalmente no canal do Youtube da Ecoa.

Leia também: A mamangava e o baru

Através do compartilhamento de saberes promovidos por Rosana Sampaio e Altair de Souza, agroextrativistas e assentados no Cerrado de Mato Grosso do Sul, vinculados ao CEPPEC, e parceiros/as convidados/as, o curso aborda questões como o trabalho em rede, boas práticas de manejo do Baru, coleta sustentável e seleção dos frutos, armazenamento, produção e plantio de mudas nativas e outros temas pertinentes.

Confira as aulas disponíveis até o momento:

AULA 1: Extrativismo Sustentável do Baru

 

AULA 2: Conhecendo o Baru

 

AULA 3: Coleta Sustentável do Baru

 

AULA 4: Ciência Cidadã

 

AULA 5: Armazenamento do Baru

 

AULA 6: Extração da Castanha

 

AULA 7: Importância da higienização

AULA 8: A torra da castanha

AULA 9: Preço Justo

AULA 10: COMO FAZER MUDAS DE BARU

 

Leia também: Frutos de muito trabalho – resultados do projeto que articulou 150 famílias coletoras de baru

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog