APAIM

Inauguração da associação de moradores

APAIM

Criada em Miranda (MS) no ano de 2005, A Associação de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda (APAIM) tem apoio da Ecoa na realização de trabalhos no desenvolvimento integral para o fortalecimento e representatividade das comunidades.

Cerca de 100 famílias tem como sua principal fonte de renda a pesca e a coleta de iscas vivas, atividade que fornece suporte ao turismo de pesca no município de Miranda (MS).

O processamento da polpa de bocaiúva realizado pelas mulheres dos pescadores também tem sido uma importante alternativa para a complementação da renda familiar.

Comunidade de pescadores de Miranda

O município de Miranda localiza-se a 200 km de Campo Grande. Situado dentro da planície pantaneira, possui 48% de sua população instalada na zona rural. A atividade turística, a atividade pecuária e as carvoarias são as três principais fontes de emprego e renda do município.

Para dar suporte às atividades do turismo de pesca, o município possui uma grande comunidade de pescadores e catadores de iscas.

A escolaridade da população de pescadores de isca de Miranda é muito baixa, tendo, basicamente, o ensino fundamental incompleto. No quesito saúde, principalmente entre as mulheres, constata-se muitos problemas advindos da insalubridade da atividade desenvolvida ao longo dos anos, como a artrite, artrose, problemas de coluna e dores nas articulações e nos ossos, da mesma forma que acontece na comunidade de Porto da Manga. Também em Miranda estas doenças específicas da profissão não são tratadas convenientemente pela pelo poder público.

Por se tratar de uma comunidade que se estabelece muito próxima ou mesmo dentro do perímetro urbano, o atendimento médico à população é feito nos postos de saúde do município, as crianças tem acesso às escolas e muitas famílias recebem auxílio do Governo Federal pelo Programa Bolsa Família. Os pescadores do município, em sua maioria, possuem casa própria, de alvenaria, com abastecimento de água encanada e energia elétrica.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.