///

Brigadistas colocam em ação o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios no Pantanal

3 minutos de leitura
Ação de educação ambiental feita pela Brigada Terena I - Limão Verde

Prevenção e preparação são focos centrais para a execução do Plano

Eles são conhecidos como os heróis do Pantanal. Além de atuarem no combate direto ao fogo, promovem formação de novas brigadas e atividades preventivas como as de educação ambiental. No mês de agosto, as brigadas do PrevFogo Pantanal Sul e Terena I – Limão Verde colocaram em prática o Plano Operativo de Prevenção e Combate a Incêndios no Pantanal, lançado pelo Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima no início do ano. 

Treinamento da Brigada Comunitária Voluntária do Assentamento São Gabriel (foto: Lucas Camargo)

 

Brigadista do Assentamento São Gabriel (foto: Lucas Camargo)

A Brigada Pantanal Sul esteve presente no Assentamento São Gabriel, onde realizou um treinamento com a Brigada Comunitária Voluntária do local. Os principais pontos da formação foram: boas práticas sustentáveis, alternativas ao uso do fogo com as lideranças e construção de aceiro. 

Ação de educação ambiental feita pela Brigada Terena I – Limão Verde (foto: Lucas Camargo)

 

Brigadistas da Terra Indígena Limão Verde e alunos em atividade de educação ambiental (foto: Lucas Camargo)

 

Brigada Terena I – Limão Verde, professores da escola e o tamanduá Labareda, mascote do PrevFogo (foto: Lucas Camargo)

Além da formação de brigadistas, a prevenção é um dos eixos fundamentais do Plano Operativo de Prevenção e Combate a Incêndios no Pantanal. Educação ambiental é essencial para a prevenção, por isso, a Brigada Terena I – Limão Verde tem realizado constantemente atividades  em  escolas da comunidade e universidades. Essa é uma das melhores formas de despertar o interesse sobre questões ambientais e criar agentes multiplicadores destas informações.  

A Ecoa possui um longo histórico de atuação com brigadas, estando diretamente envolvida na formação de 25 brigadas voluntárias no Pantanal e Cerrado, formadas por 175 brigadistas. 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)