/

Fogo continua no Pantanal e para diretor da Ecoa, a possibilidade de aumento dos incêndios é real

2 minutos de leitura
Imagem: Firms/NASA

Fogo continua no Pantanal e área já registra 947.025 hectares queimados segundo os dados divulgados pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ). Este número equivale a 6,27% do bioma nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Equipes do PrevFogo, Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) estão concentradas na região do Porto Jofre (MT) onde está localizado o Parque Estadual Encontro das Águas, área de destaque devido à grande presença de onças. Focos de calor foram registrados neste parque no final do mês de setembro e foram controlados, mas ressurgiram.

No Parque Nacional do Pantanal (MT) o fogo também avança e outros territórios estão com incêndios registrados. Segundo o diretor da Ecoa, Alcides Faria, “a possibilidade de aumento dos incêndios no Pantanal é real. O calor excepcional, o atraso nas chuvas são fatores determinantes, afora o fato de os ‘incendiários’ aproveitarem essa situação. Redobrar atenção e ter em conta que os eventos extremos vieram para ficar é fundamental. As indicações são de que El Niño, fenômeno de aquecimento das águas do Pacifico com efeitos sobre a America do Sul, pode seguir forte até o meio do ano de 2024″.

Imagem: Firms/NASA

 

 

Luciana Scanoni

Antropóloga e coordenadora do Núcleo de Comunicação da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog